Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM

PRO-AIM / CEInfo

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) foi criado em 1975 para a obtenção regular de dados de mortalidade no País. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente e confiável, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área.

O SIM proporciona a produção de estatísticas de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde. A análise dessas informações permite estudos não apenas do ponto de vista estatístico e epidemiológico, mas também sócio-demográfico.

O documento base para a captação dos dados de mortalidade é a Declaração de Óbito (DO). Trata-se de um documento fornecido pelo Ministério da Saúde, em três vias, pré-numeradas sequencialmente e distribuído pelas Secretarias Municipais de Saúde. A responsabilidade na emissão da DO é do médico, sendo fundamental o seu empenho no preenchimento correto de todas as variáveis da DO.

A partir dos dados do SIM é possível a formulação de indicadores epidemiológicos que possibilitarão a análise da situação de saúde, subsidiando a tomada de decisão. A título de exemplo citamos as taxas de mortalidade infantil e seus componentes, taxa de mortalidade materna, taxas de mortalidade por causas específicas, etc. que podem ser desagregadas espacialmente em diversos níveis e acompanhadas no tempo. A possibilidade de acesso ao microdado permite análises segundo as diversas variáveis da DO, como sexo, faixa etária, raça/cor, estado civil, escolaridade, ocupação, local de ocorrência, etc.

Poucos países do mundo têm um sistema de informações com a cobertura e a qualidade que o SIM proporciona. Com a adoção da plataforma Web o tempo para a transferência dos dados do nível municipal para o federal diminuiu drasticamente, possibilitando a divulgação no ano seguinte ao ano de referência e aumentando a relevância política do uso dessas informações.

O Ministério da Saúde disponibiliza esses dados através da página https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/, na opção "Estatísticas Vitais", para tabulação com o Tabnet.