Inquérito de Saúde no Município de São Paulo

Pesquisa realizada em amostra de domicílios permanentes da área urbana da cidade de São Paulo, o ISA-Capital está previsto para ocorrer a cada cinco anos, financiado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Inquéritos de saúde de base populacional suprem lacunas dos sistemas de informações em saúde do SUS e são imprescindíveis fontes adicionais para o conhecimento das várias dimensões do processo saúde-doença, incorporação de políticas de promoção em saúde e subsídio para o planejamento, formulação, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde. Os dados produzidos possibilitam obter informações sobre comportamentos de interesse para a saúde, exposição a fatores de risco, percepção do estado de saúde, acesso e uso de serviços, gastos com saúde, uso de medicamentos, atividades de promoção e prevenção, dentre outros aspectos.

A primeira edição desse inquérito ocorreu em 2003, inspirada no Inquérito Multicêntrico de Saúde no Estado de São Paulo – ISA-SP, realizado em quatro áreas do Estado de São Paulo, incluindo um distrito do Município de São Paulo, no ano 2002.

Depois do inquérito ISA-SP, os pesquisadores iniciaram tratativas com a SMS-SP – CEInfo para realizar um inquérito no Município de São Paulo, firmando-se então um convênio entre a SMS-SP e a FSP/USP para sua realização. Foi utilizado o mesmo questionário do ISA-SP, acrescido de questões propostas pelos gestores da SMS-SP.

Os resultados do ISA-Capital 2003 formaram uma linha de base sobre os temas que são objetos da pesquisa, como vem sendo feito nos inquéritos de 2008 e 2015.

Suas bases de dados também são utilizadas em estudos acadêmicos de pós-graduação, o que amplia os conhecimentos sobre os temas em investigação.