EstabSUS

CEInfo - Coordenação de Epidemiologia e Informação

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O que é EstabSUS?

O aplicativo desenvolvido pela CEINFO visa integrar as diversas informações sobre estabelecimentos e serviços, dispersas em diversas planilhas existentes nas gerências da área, possibilitando a integração destas bases e a extração de dados de acordo com as necessidades de informação. Ele incorpora dados de estabelecimentos municipais, estaduais, federais e privados prestadores SUS; além desses também estão incluídos todos os hospitais, públicos e privados, pois são objeto de frequentes demandas. Pelo aplicativo é realizada uma rotina que cruza dados de tabelas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES - selecionando os estabelecimentos prestadores SUS e descartando os diversos consultórios e clínicas exclusivamente privadas; seleciona-se também todos os estabelecimentos cadastrados como tipo de unidade “hospital geral ou especializado”.

Atualmente observa-se uma complexidade crescente com relação às informações relativas aos vários “serviços” oferecidos pelos estabelecimentos de saúde e também com relação às formas de gerenciamento dos mesmos por meio de diferentes formas de vínculo (termo de convênio, contrato de gestão, etc.). Os serviços existentes em SMS possuem uma denominação e classificação específica, desta forma a tabela de “serviços” existente no CNES torna-se insuficiente para suprir as necessidades da área de informação. O aplicativo desenvolvido visa incorporar estas variáveis possibilitando realizar uma série de consultas sobre tipos de serviços existentes nos estabelecimentos e seus atributos. Além disto, associa diversas outras variáveis geográficas / espaciais como latitude, longitude, distrito administrativo e permite agregar dados por critérios administrativos ou seja, de acordo com a organização da Prefeitura e da SMS nos diferentes níveis: Coordenadorias de Saúde , Supervisões Técnicas de Saúde e Subprefeituras.

Dentre as vantagens oferecidas destacamos as seguintes: permitir o acesso simultâneo por vários usuários, garantindo a integridade dos dados, sem gerar diversas versões, pois as diversas tabelas ficam hospedadas em um servidor; comparar os diversos tipos de serviços existentes em SMS com os cadastrados no CNES; possibilitar acrescentar dados de serviços ligados a estabelecimentos, porém com endereços diferentes; identificar novos cadastros de unidades públicas, novos prestadores privados de serviços para o SUS; verificar atualizações de nomes de estabelecimentos, alterações de endereços e também inconsistências, que são avaliadas com o propósito de contribuir para a qualidade do CNES.

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O aplicativo

As possibilidades de pesquisa do aplicativo ESTABSUS estão organizadas por estabelecimento/serviços fornecendo dados individualizados e por listas que preenchem os critérios selecionados pelo usuário. Esta é uma das telas onde é possível visualizar dados de todos os estabelecimentos com informações originárias do CNES e outras inseridas pela Gerência de Informações Assistenciais.

 

Clicando na aba “Consultas CNES local” é possível listar estabelecimentos que contemplam determinada característica hierárquica, administrativa ou organizacional.

 

Na aba “GISA” (sigla da Gerência de Informações Socioambientais) é possível conferir dados sobre a localização geográfica de cada estabelecimento

 

Abrindo a aba “ND” (sigla do Núcleo de Divulgação), clique em “Serviços SMS” e aparecerá uma tela de pesquisa individualizada para cada serviço de cada estabelecimento, incluindo o nome de divulgação, o tipo de serviço, telefones, modalidade de contrato, instituição responsável pela gerência, entre outras informações.

 

“Consultas GIA” permite consultar lista de estabelecimentos, comparar nomes para um mesmo CNES, obter tabelas para geração de arquivos de conversão para o Tabwin (Tabulador do DATASUS) e efetuar contagens.

 

Abrindo a aba “Consultas GIA”, clique no primeiro quadro que aparece no canto superior esquerdo, “Listagem GIA” para obter subconjuntos de estabelecimentos a partir da seleção de atributos sobre a gestão.

 

Clicando sobre a aba “Consultas GISA”, é possível acessar listas de estabelecimentos contendo endereço e outros atributos territoriais

 

Ainda na tela “Consultas GISA”, o quadro “Listagem GISA” fornece listas de estabelecimentos segundo atributos geográficos e administrativos.

 

A aba “Consultas ND” permite montar listagens com os serviços contidos em cada estabelecimento e levantar qualificações contratuais e administrativas.

 

Ao abrir a aba “Consultas ND”, veja o último quadro de entrada, que aparece abaixo, do lado direito, “Listagem de Serviços”. Clique neste quadro para listar estabelecimentos segundo critérios contratuais e administrativos e de tipologia de serviços assistenciais de saúde existentes nos estabelecimentos.

 

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