Painel de Monitoramento da SMS

Painel de Monitoramento da Situação de Saúde e da Atuação dos Serviços da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

O que é o Painel de Monitoramento?   |  Componentes

Processo de escolha dos indicadores   |  O aplicativo   |  Metodologia

  Publicações   |  Contato

 

O que é o Painel de Monitoramento?

Instrumento de gestão que acompanha a atuação da SMS - São Paulo nas prioridades do SUS municipal, operado pelo monitoramento ágil de um elenco de indicadores que informam sobre o andamento das atividades conduzidas nos serviços de saúde e seus efeitos na saúde da população.

O Painel procura sintetizar o acompanhamento, num número pequeno de indicadores que reflitam a atuação de cada área e nível do sistema e suas articulações emitindo avisos sobre andamentos insatisfatórios para aprofundamento diagnóstico de problemas e tomada de decisão. Sua construção parte da constatação que já temos diagnósticos suficientes, o que falta é escolher e operar as intervenções adequadas para transformar as condições geradoras dos problemas identificados e monitorar para avaliar se as ações realizadas estão surtindo o efeito desejado.

Gestores e equipes poderão aprofundar conhecimento sobre os problemas e definir estratégias de superação, a partir dos avisos de desempenho emitidos pelo Painel.

O Painel foi concebido para acompanhar tendências em cada nível do sistema (Municipal, Regional de Saúde, Microrregião, Supervisão Técnica de Saúde, Subprefeitura, Distritos Administrativos e unidades ambulatoriais e hospitalares).

O Painel de Monitoramento foi reformulado em abril de 2009 aprimorando sua metodologia de análise, emissão de avisos e previsão e a interface com os usuários potencializando a capacidade de identificar problemas e orientar a tomada de decisão. Esta visão geral dos problemas de saúde e desempenho de serviços pretende ser um estímulo aos gestores da SMS em todos os níveis para que elaborem e aprofundem análises no seu âmbito de atuação junto a suas equipes. A apropriação desse instrumento e seu uso sistemático no cotidiano visam contribuir na criação de uma nova cultura de compromisso entre a execução das ações e sua avaliação, permitindo reafirmação ou redefinição de rumos, visando aprofundar e aprimorar a construção do SUS na Cidade de São Paulo.

Topo

 

Componentes do Painel de Monitoramento

O Painel
Matriz que relaciona prioridades da política municipal com os níveis do sistema de saúde municipal operada por indicadores adequados a informar sobre os problemas sob governabilidade dos gestores e técnicos em cada um dos níveis considerados.

Monitoramento
Metodologia de análise de séries temporais que calcula tendência e sazonalidade, modela, interpola e faz previsão de até 4 meses futuros nos valores dos indicadores. Ainda analisa, calcula média e desvio-padrão e constrói faixas esperadas para emissão de sinais mensais. A análise sintética considerando direção, intensidade e consistência de desvios permite a emissão de avisos de desempenho.

Topo

 Processo de escolha dos indicadores do Painel

Abrangentes: contemplam todas as prioridades da SMS-São Paulo

Em pequeno número: considerando todos os níveis, temas e adequação chegam a 88 indicadores

Sintéticos: podem informar sobre um aspecto crítico ou capaz de revelar o maior número de facetas essenciais de um problema. Ex.: abandono do tratamento de tuberculose

Oportunos: divulgados a tempo de tomar atitudes de acerto de rotas

Disponíveis: existentes nas bases de dados do SUS ou de obtenção simplificada

Focados na gestão: informam sobre problemas cujo gestor tem governabilidade para abordá-los

Topo

 

O aplicativo do Painel de Monitoramento

Tela inicial

Tela inicial do Aplicativo Painel de Monitoramento 

 

Tela de escolha de opções para o relatório

Tela de escolha de opções para o relatório do Painel de Monitoramento 

 

Relatório de series de valores

Relatório de series de valores

 

Relatório de sinais mensais e desempenho - municipal

 

Relatório de sinais mensais e desempenho - Unidade básica

 


Gráfico Municipal

Grafico

 Topo

 

Metodologia de monitoramento

Os dados são introduzidos por mês e caso estejam fora do valor esperado, sinal é emitido indicando posição relativa à média (1, 2 ou 3 desvios-padrão). Este sinal tem fundo verde se o valor é satisfatório ou vermelho se o valor é insatisfatório e é indicado pelos símbolos 1, 2 , 3 , 0, -1, -2 ou -3. A síntese dos últimos sete meses é analisada emitindo os desempenhos que podem ser Bom, Melhoria ou Excelência se satisfatórios ou Atenção, Alerta e Crítico se insatisfatórios. Sete pontos sucessivos acima ou abaixo da média, em ascensão ou queda ou inversão recente de tendência são desempenhos adicionais informados.

A série histórica é analisada para definir um modelo para o ajuste que pode ser Holt-Winters Aditivo ou Média móvel Simples Centrada. O modelo ajusta a série, mede a adequação do ajuste e prevê valores futuros de até 4 meses. Para realizar uma ponderação na equação do modelo de Holt-Winters Aditivo são realizados testes de tendência e sazonalidade na série temporais. Quando significativos são informados.

Todos os procedimentos são automatizados e ao usuário basta escolher o relatório desejado e analisar o resultado obtido.

GraficoMetodol

Topo

Publicações

Apresenta reunidos os textos necessários para o apoio ao usuário na utilização do aplicativo, na análise dos seus relatórios e no entendimento de cada indicador do Painel

Topo

Contato 

e-mail: painelsms@prefeitura.sp.gov.br

Topo