Share

Painel de Monitoramento da SMS

Painel de Monitoramento da Situação de Saúde e da Atuação dos Serviços da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

O que é o Painel de Monitoramento?   |  Componentes   |  Aspectos contemplados

Processo de escolha dos indicadores   |  O aplicativo   |  Metodologia

Expo Painel  |  Publicações   |  Contato

 

O que é o Painel de Monitoramento?

Instrumento de gestão que acompanha a atuação da SMS - São Paulo nas prioridades do SUS municipal, operado pelo monitoramento ágil de um elenco de indicadores que informam sobre o andamento das atividades conduzidas nos serviços de saúde e seus efeitos na saúde da população.

O Painel procura sintetizar o acompanhamento, num número pequeno de indicadores que reflitam a atuação de cada área e nível do sistema e suas articulações emitindo avisos sobre andamentos insatisfatórios para aprofundamento diagnóstico de problemas e tomada de decisão. Sua construção parte da constatação que já temos diagnósticos suficientes, o que falta é escolher e operar as intervenções adequadas para transformar as condições geradoras dos problemas identificados e monitorar para avaliar se as ações realizadas estão surtindo o efeito desejado.

Gestores e equipes poderão aprofundar conhecimento sobre os problemas e definir estratégias de superação, a partir dos avisos de desempenho emitidos pelo Painel.

O Painel foi concebido para acompanhar tendências em cada nível do sistema (Municipal, Regional de Saúde, Microrregião, Supervisão Técnica de Saúde, Subprefeitura, Distritos Administrativos e unidades ambulatoriais e hospitalares).

O Painel de Monitoramento foi reformulado em abril de 2009 aprimorando sua metodologia de análise, emissão de avisos e previsão e a interface com os usuários potencializando a capacidade de identificar problemas e orientar a tomada de decisão. Esta visão geral dos problemas de saúde e desempenho de serviços pretende ser um estímulo aos gestores da SMS em todos os níveis para que elaborem e aprofundem análises no seu âmbito de atuação junto a suas equipes. A apropriação desse instrumento e seu uso sistemático no cotidiano visam contribuir na criação de uma nova cultura de compromisso entre a execução das ações e sua avaliação, permitindo reafirmação ou redefinição de rumos, visando aprofundar e aprimorar a construção do SUS na Cidade de São Paulo.

Topo

 

Componentes do Painel de Monitoramento

O Painel
Matriz que relaciona prioridades da política municipal com os níveis do sistema de saúde municipal operada por indicadores adequados a informar sobre os problemas sob governabilidade dos gestores e técnicos em cada um dos níveis considerados.

Monitoramento
Metodologia de análise de séries temporais que calcula tendência e sazonalidade, modela, interpola e faz previsão de até 4 meses futuros nos valores dos indicadores. Ainda analisa, calcula média e desvio-padrão e constrói faixas esperadas para emissão de sinais mensais. A análise sintética considerando direção, intensidade e consistência de desvios permite a emissão de avisos de desempenho.

Topo

 

Aspectos contemplados pelos indicadores

Cada indicador pode ser adequado para monitorar diferentes aspectos podendo ser considerado nos seus diversos recortes. Desta forma, os indicadores são categorizados segundo os seguintes aspectos;

Topo

 

Processo de escolha dos indicadores do Painel

Abrangentes: contemplam todas as prioridades da SMS-São Paulo

Em pequeno número: considerando todos os níveis, temas e adequação chegam a 88 indicadores

Sintéticos: podem informar sobre um aspecto crítico ou capaz de revelar o maior número de facetas essenciais de um problema. Ex.: abandono do tratamento de tuberculose

Oportunos: divulgados a tempo de tomar atitudes de acerto de rotas

Disponíveis: existentes nas bases de dados do SUS ou de obtenção simplificada

Focados na gestão: informam sobre problemas cujo gestor tem governabilidade para abordá-los

Topo

 

O aplicativo do Painel de Monitoramento

Tela inicial

TelaInicial

 

Tela de escolha de opções para o relatório

TelaEscolha

 

Relatório de series de valores

TelaRelatorioSerie

Relatório de sinais mensais e desempenho - municipal

TelaRelatorioSerie_Mun

Relatório de sinais mensais e desempenho - Unidade básica

TelaRelatorioSerie_UBS

Relatório de sinais mensais e desempenho - Unidade hospitalar

TelaRelatorioSerie_UnHosp

Gráfico Municipal

Grafico

 Topo

 

Metodologia de monitoramento

Os dados são introduzidos por mês e caso estejam fora do valor esperado, sinal é emitido indicando posição relativa à média (1, 2 ou 3 desvios-padrão). Este sinal tem fundo verde se o valor é satisfatório ou vermelho se o valor é insatisfatório e é indicado pelos símbolos 1, 2 , 3 , 0, -1, -2 ou -3. A síntese dos últimos sete meses é analisada emitindo os desempenhos que podem ser Bom, Melhoria ou Excelência se satisfatórios ou Atenção, Alerta e Crítico se insatisfatórios. Sete pontos sucessivos acima ou abaixo da média, em ascensão ou queda ou inversão recente de tendência são desempenhos adicionais informados.

A série histórica é analisada para definir um modelo para o ajuste que pode ser Holt-Winters Aditivo ou Média móvel Simples Centrada. O modelo ajusta a série, mede a adequação do ajuste e prevê valores futuros de até 4 meses. Para realizar uma ponderação na equação do modelo de Holt-Winters Aditivo são realizados testes de tendência e sazonalidade na série temporais. Quando significativos são informados.

Todos os procedimentos são automatizados e ao usuário basta escolher o relatório desejado e analisar o resultado obtido.

GraficoMetodol

TEMAS ESPECÍFICOS DOS INDICADORES QUE CONSTAM NO PAINEL DE MONITORAMENTO

Mortalidade Causa/Faixa Etária

Nascidos Vivos

Doenças de Notificação Compulsória

Produção / Desempenho de Serviços
Informações Ambulatoriais das Unidades Básicas de saúde

Imunização - doses aplicadas

Internação SUS