Boletim CEInfo - Saúde em Dados

Publicações CEInfo

 Capa Boletim CEInfo Saúde em Dados 2022

 

Apresentação

O Boletim CEInfo “Saúde em Dados” é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade anual e de livre acesso editado pela Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP). O documento é apresentado em dois formatos: uma versão em PDF para consulta e download e outra em formato aberto com conteúdo das diferentes unidades territoriais/administrativas do Município de São Paulo – Coordenadoria Regional de Saúde/Supervisão Técnica de Saúde e Subprefeitura.

O “Saúde em Dados” foi criado para promover a disseminação de dados sobre nascimentos, mortes e adoecimento da população paulistana, além da estrutura de estabelecimentos/serviços da rede SUS e sua produção assistencial com o objetivo de contribuir com a organização das ações de saúde no município. Desde 2021, são apresentados os registros de síndrome gripal (SG), síndorme respiratória aguda grave (SRAG) e óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19.

Na sua 22ª edição, foram incluídos a proporção de nascidos vivos com anomalias congênitas prioritárias segundo definição do Ministério da Saúde, além de alguns agravos de notificação compulsória: doenças e agravos relacionados ao trabalho (DART), acidentes e violências. Os coeficientes foram calculados com a projeção da população residente em 2022 e padronizados por idade com base na população residente de 2020 do Município de São Paulo. Como destaque e a partir desta edição, são apresentados indicadores de mortalidade segundo sexo biológico para as doenças isquêmicas do coração, doenças cerebrovasculares, diabetes mellitus, câncer de pulmão e câncer colorretal.

As informações podem ser utilizadas na produção de análises sobre a situação de saúde e de apoio aos gestores, trabalhadores e demais interessados em discutir as ações e políticas de saúde na cidade de São Paulo. Assim qualquer pessoa pode acessar estes conteúdos e utilizá-los com diferentes finalidades e formatos, sendo necessária apenas a preservação da sua origem e citação da fonte.

Espera-se que esta publicação cumpra sua finalidade como mais um instrumento público de divulgação de informações de saúde, de apoio aos gestores e à participação social do SUS na cidade de São Paulo.

 

Última Edição:

Saúde em Dados

 

Edições Anteriores:

Saúde em Dados

Boletim CEInfo em Dados

Boletim CEInfo