Seminário Temático da GEVISA aborda Organização do Processo de Trabalho

Definição de propósito, planejamento e liderança foram alguns dos tópicos abordados

 

No dia 7 de julho, aconteceu no anfiteatro do Centro Universitário São Camilo, o Seminário Temático do Módulo VIII do GEVISA. Esse aprimoramento da Gestão de Vigilância em Saúde acontece periodicamente, tendo este módulo voltado à Organização do Processo de Trabalho.

O início das atividades se deu com uma introdução de Ana Lúcia, Coordenadora de Educação em Saúde e Gestão do Conhecimento e Diretora da Escola Municipal de Saúde (EMS) que, entre outros tópicos, falou sobre a importância da troca de conhecimentos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de espaços como a EMS e o processo de educação permanente, que visa aproximar os trabalhadores, além de apenas definir cursos, garantindo que o Sistema Único de Saúde sobreviva e continue a evoluir.

Em seguida, Antônio Carlos Queiroz, Mestre em Administração pelo Mackenzie, professor da FGV, FAAP e FIA, conduziu o evento até o seu encerramento, de forma bem humorada, exemplificando situações de organização de trabalho por meio de experiências do mesmo, no âmbito pessoal e profissional.

Durante sua apresentação, Queiroz deu alguns exemplos de como a organização do processo de trabalho pode ser feita: com atenção às necessidades de todos os indivíduos envolvidos, pois cada qual tem suas características pessoais. Segundo o professor, a organização deve se basear em pressupostos como definição de propósito e de validação do próximo.

Queiroz falou ainda sobre temas como a interação com o público, liderança e gerenciamento de crises e por fim distribuiu um teste de personalidade, onde este, após a resolução de algumas questões, indicava de acordo com a resposta uma característica predominante, como objetividade, perfeccionismo, companheirismo, dentre outras, todas elas com seus prós e contras, porém de suma importância no ambiente de trabalho.

Já no fim do evento, Queiroz abordou a importância do planejamento para a organização do trabalho e para o profissional de saúde. Tal planejamento deve ser praticado, tanto no âmbito profissional quanto pessoal; “Quem cuida de gente, cuida de si, e deve buscar acima de tudo um propósito de vida”, afirmou Queiroz, em entrevista ao Canal Profissional após o encerramento do evento.

Por: Anderson Peixoto