Reunião do GTEPS discutiu processo de operacionalização de Resolução nº 11/2016

Participantes focaram em detalhes do documento que orienta sua instrumentalização

Por: Cecília Marins de Abreu

Na última quinta-feira (06/07) o Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), se reuniu para revisar ponto a ponto um documento que orienta o processo de instrumentalização da Resolução n°11/2016 do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS-SP), já discutida em várias outras reuniões.

A resolução define o processo de elaboração, aprovação e execução dos planos de Educação Permanente (EP) na Secretaria Municipal da Saúde. Quando auxiliada pelo documento apresentado nesta quinta-feira, torna-se possível a descentralização das decisões sobre EP, dando maior autonomia às regiões. Também inclui os conselhos de saúde no acompanhamento e prestação de contas e decisão das atividades de educação permanente realizadas.

Esta autonomia é importantíssima para que o processo de criação dos Planos Municipais de Educação Permanente (PLAMEP) sejam concluídos com sucesso. Como consta na resolução citada acima, é essencial que as demandas venham de uma forma ascendente, assim, as necessidades pontuais de cada região são reconhecidas e atendidas.

Durante os informes finais, Sandra Regina de Godoy, diretora da Escola Municipal de Saúde, divulgou detalhes sobre o Seminário do COAPES, cujo objetivo é, além de aproximar as Instituições de Ensino aos serviços de saúde do município, alinhar todos em relação às diretrizes e objetivos do COAPES, debatendo ansiedades e expectativas sobre o projeto.

Para que o grupo pudesse continuar a revisão do documento, foi marcada uma reunião extraordinária para o dia 13/07, às 13h30.