Roda de Conversa avalia o projeto Caminhos do Cuidado

Encontro promoveu troca de experiências entre participantes

Por: Marcella Jeane Duarte e Carla Silva


Na última sexta-feira (23/06/17), foi realizada uma Roda de Conversa para avaliação do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental, na Escola Municipal de Saúde (EMS), com a participação de três tutoras, as psicólogas Priscila Godtsfiedt, Marcia Peicher Lisboa e Rosangela Brichezi, Carmen Tereza Gonçalves Trautwein, psicóloga da Divisão de Educação da EMS e a coordenadora da EMSR Sul, Célia Terezinha B. Costa.

O encontro teve como objetivo fazer uma reflexão avaliativa, revendo desde a formação dos tutores até a aplicação do curso (que era voltado para Agentes Comunitários de Saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem), as dificuldades enfrentadas etc.

Segundo Rosangela Brichezi, nas turmas que conduziu foi possível perceber um distanciamento dos ACS em relação aos cuidados aos pacientes de Saúde Mental e que o tema era pouco discutido, reforçando a importância de incluí-los nesta temática: “Não consigo pensar no SUS sem pessoas. Quando se empodera os funcionários, o serviço melhora”, declarou.

Célia, da EMSR Sul, reforçou a fala de Rosangela dizendo que os ACS foram chamados para uma reflexão sobre o cuidado e acolhimento, impactando diretamente o atendimento e o fortalecimento do SUS.

Sobre o processo de formação pelo qual passaram, foi salientado que a capacitação foi muito cansativa, muitas vezes repetitiva. As dinâmicas indicadas para serem trabalhadas com os alunos também se mostraram muito simples, pedindo novas formas de abordagem dos temas.

Marcelo Takishi Scrocco, articulador da formação no município (com o papel de ouvir e colher dados com os gerentes dos serviços de saúde, alunos e tutores e, assim, avaliar o impacto do curso nos processos de trabalho), destacou que o encontro proporcionou uma rica troca de experiências e a oportunidade de compartilharem mudanças de vida não apenas no aspecto profissional.
Ele também ressaltou que a avaliação está presente em nosso dia a dia: “Avaliação a gente faz em todo momento: ao sair de casa a gente avalia se está frio ou quente; se podemos gastar mais ou menos num determinado mês”.

Marcelo também reforçou a importância da avaliação nos processos educativos: “O caráter da avaliação voltado para a reprogramação dos cursos e visualização para a gestão não é uma prática tão comum como as avaliações que fazemos no nosso dia a dia. Resgatar um pouco desse poder que a avaliação tem sobre os processos educativos e de educação permanente fomenta ajustes no próprio processo de trabalho”.

Para finalizar, ele apontou que “A importância da avaliação é sempre para reorientar o próprio trabalho. Sem avaliação não é possível avaliar se estamos acertando ou se é preciso mudar. O teor da avaliação como indutor de mudança e de reprogramação é o fator mais importante”.

Caminhos do Cuidado

O Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, foi uma parceria do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Grupo Hospitalar Conceição e Rede de Escolas Técnicas dos SUS (RET-SUS), voltado para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

O projeto visava ampliar as possibilidades de atuação destes profissionais no que diz respeito ao acolhimento e escuta dos pacientes de Saúde Mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, reconhecendo os processos de trabalho e o território no qual estes profissionais atuam.

No município de São Paulo, ficou a cargo da Escola Municipal de Saúde e das Escolas regionalizadas, acompanhar o processo de formação dos tutores e execução dos cursos.

Confira dados de desempenhos por município no link:  http://observatorio.caminhosdocuidado.org/indicadores