Programa de Residência Médica em Psiquiatria

EMS promove debate de avaliação do processo de qualificação dos residentes

Por: Carla Caroline da Silva

pessoas em reunião sentadas conversando em um auditório

Na última quinta-feira (29/06/17), foi realizada uma reunião na Escola Municipal de Saúde (EMS) para apresentar a proposta de reestruturação do Programa de Residência Médica em Psiquiatria. O objetivo foi identificar possíveis problemas e propor novos caminhos para aprimorar a formação dos residentes do SUS no município de São Paulo.

Participaram da reunião pessoas envolvidas direta e indiretamente com a residência de psiquiatria da 8ª COREME: psiquiatras de UBS e de CAPS, gerentes das unidades de saúde e representantes das coordenações de Residência Psiquiátrica. A primeira etapa da reunião foi uma apresentação sobre a parte técnica do programa, duração de aulas teóricas e unidades participantes do projeto.

Em seguida, os participantes foram divididos nas salas para realizarem dinâmicas de discussão. Eles tiveram 15 minutos para fazerem suas observações com olhar crítico sobre o modelo de residência que é aplicado hoje. Dessa maneira, foi possível levantar pontos como: críticas referentes ao edital, a forma como a rotatividade dos residentes em vários pontos interferem no cuidado e na sua formação, o desconhecimento do programa de residência em psiquiatria, entre outros.

“As anotações feitas na reunião serão sistematizadas, e retornaremos com esse grupo que participou do debate para aplicar a cada instância o que deve ser feito em curto, médio e longo prazo; e como cada UBS, as coordenações e CAPS deverão se posicionar; enfim, estamos apenas no começo das discussões”, informou Paulo Mazaferro, coordenador da 8ª COREME da Secretaria Municipal da Saúde e médico de família.

Uma nova reunião já está marcada para o dia 20 de julho.