Projeto de Intervenção de Avaliação na Educação Permanente

Primeira etapa foi apresentada aos membros da Divisão de Educação na EMS

Na quarta-feira (21/06/17), Ana Cristina Cerruti, Marcelo Takishi Scrocco e Lucia Langanke de Oliveira, alunos do curso de especialização Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação de Ações Educativas na Saúde Coletiva, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a FioCruz, realizaram uma reunião na Escola Municipal de Saúde (EMS), para apresentar aos membros da Divisão de Educação, Christiane Mery Costa, Hideko Kawata Miura, Valnice de Oliveira Nogueira, Betina Black Dalarmelino e Carmen Tereza Gonçalves Trautwein um projeto de intervenção de avaliação das práticas educativas.

Este projeto é uma das exigências para a finalização do curso, no qual deve ser aplicado o que foi ministrado durante a formação. No município de São Paulo, Lucia, Marcelo e Ana criaram um projeto com o objetivo final de incentivar na Secretaria Municipal da Saúde uma cultura de avaliação das práticas educativas. Eles pretendem primeiro ampliar esse conhecimento para toda a Escola Municipal de Saúde e Escolas Regionalizadas (EMSR) e em seguida, SAMU, Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e Autarquia Hospitalar Municipal (AHM).

O objetivo da especialização é promover aos alunos a capacidade de realizar avaliações das ações educativas, para identificar se essas ações estão surtindo efeito e atingindo seus objetivos iniciais.

A especialização é um desdobramento do curso Caminhos do Cuidado, pois foi criada como consequência da avaliação do curso. Durante o processo de avaliação percebeu-se a necessidade de avaliar tudo o que está sendo feito, como retorno dos participantes, efetividade da plataforma de apoio e a organização da formação num todo.