Reunião do GTEPS discutiu proposta do Conselho Municipal de Saúde para a Educação Permanente em Saúde

Contrapartidas e necessidades pontuais das regiões também foram pauta da reunião.

Por: Cecília de Abreu

Reunião do Grupo Técnico de Educação Permanente de junho de 2017 - GTEPS

Na última quinta-feira (01/06) o Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), se reuniu para revisar o fluxo de elaboração e aprovação dos projetos de Educação Permanente (EP) proposta pelo Conselho Municipal de Saúde.

A Resolução n°011/2016, que tem como objetivo integrar e articular essas estratégias educacionais, foi entregue aos presentes na reunião: representantes do SAMU, da Escola Municipal de Saúde e Regionalizadas. Nela se encontram os 12 passos do processo, que garantem que regiões, escolas e hospitais possam fazer seus próprios cursos. "Cada um tem sua necessidade, sabe do que precisa", afirma Maria do Carmo Sales Monteiro, enfermeira da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde e responsável pelas ações educativas voltadas aos conselheiros gestores da saúde.

Outra questão levantada foi a das contrapartidas oferecidas pelos hospitais de ensino que têm sede em São Paulo. Estes oferecem cursos como contrapartidas - que não entram no plano desenvolvido. Parte do objetivo desta reunião é colocá-los junto com as outras propostas educacionais oferecidas.

Por fim, foi frisado na reunião que se está no começo de um novo ciclo: com a nova gestão, iniciada em janeiro, ainda há muito o que conversar e elaborar. Por isso foi formado um grupo de trabalho para se debruçar sobre a resolução e, por fim, redigir um texto a ser veiculado junto à resolução do Conselho Municipal de Saúde. O documento orientará a implantação da resolução.
 

Clique aqui para ver na íntegra a Resolução nº 11/2016.