EMS realiza aula inaugural para 400 residentes médicos e demais profissionais

A primeira aula foi ministrada pelo secretario Municipal da Saúde, Prof. Dr. Wilson Modesto Pollar, que falou sobre os desafios do SUS.

Por Carla Caroline Silva

A Escola Municipal de Saúde (EMS) realizou na quinta-feira (02), por meio da Coordenação Municipal de Residências, a aula inaugural de Residência Médica UNI e Multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O evento foi realizado no auditório da Uninove Vergueiro e teve como objetivo promover o acolhimento e a integração dos 400 residentes médicos e demais profissionais que atuarão nos equipamentos de saúde do município de São Paulo com os gestores da rede da SMS, para trabalharem de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento contou com a participação do secretario municipal da Saúde, Prof. Dr. Wilson Modesto Pollara, da secretária adjunta da Saúde, Dra. Glória Wieleczka, do coordenador de Gestão de Pessoas, Volnei Pedroso, da coordenadora de cursos da Uninove, Juliana Carvalho Moura, do Superintendente do Hospital Municipal do Servidor, Dr. Antonio Celio Camargo Moreno e do coordenador municipal das residências Dr. Paulo Constâncio Fernando.

Após cada convidado se apresentar e cumprimentar os novos residentes o Dr. Wilson Pollara ministrou a primeira aula com o tema "Desafios da universalidade, integralidade e racionalidade do SUS, para o próximo quadriênio" no qual fez um breve resumo sobre a história da criação do SUS e a evolução até os dias de hoje.

Pollara ressaltou tanto os pontos positivos e conquistas do SUS, como falou também de alguns aspectos que exigem uma atenção maior, além da necessidade dos funcionários da saúde conhecerem bem o sistema no qual irão trabalhar.