Coordenação da EMS e representantes das regiões discutem Contratos Organizativos

Sandra Regina de Godoy, coordenadora da EMS, participou da conversa.

Por: Marcella Jeane Duarte

A coordenação da Escola Municipal de Saúde (EMS) promoveu na segunda-feira (13), uma reunião para discutir e propor soluções operacionais para os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Sandra Regina de Godoy, coordenadora da EMS, se prontificou a encaminhar as demandas para o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Wilson Modesto Pollara.

Entre os assuntos debatidos, a entrega dos nomes que compõem os Comitês Gestores do COAPES, Regionais e Municipal, com as substituições e inclusão de representantes das Organizações Sociais de Saúde (OSS), ficou marcada para a próxima sexta-feira (17/02).

A participação das OSS, nas discussões e pactuações referentes ao COAPES, é extremamente importante, pois, além de facilitar na cessão de campos de prática de residência e estágio, permite que elas estejam cientes do que a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo espera dos profissionais que utilizam os espaços públicos como campos de prática.

Também ficou definido que os comitês devem debater e listar as maiores dificuldades durantes as pactuações com as instituições de ensino para que, posteriormente, possam ser criadas diretrizes que aliem a tomada de decisões. Sobre as contrapartidas, os valores oferecidos pelas instituições de ensino devem ser divulgados para a EMS.