Coordenação da EMS promove discussão sobre o COAPES

Aspecto operacional foi o mais discutido durante o encontro.

Por: Marcella Jeane Duarte

A coordenação da Escola Municipal de Saúde (EMS) promoveu na quinta-feira (09) uma discussão sobre aspectos relacionados aos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), com a participação de representantes das Escolas Municipais de Saúde Regionalizadas, do Telessaúde, do Comitê de Ética em Pesquisa e de hospitais.

Durante a reunião os participantes se mostrarem felizes com a oportunidade proporcionada pela atual portaria que institui as diretrizes dos COAPES, que possibilita que os profissionais que vem das instituições de ensino para os cenários de prática de residência ou estágio, estejam em harmonia aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Em relação aos aspectos operacionais dos contratos, os presentes foram unânimes em relatar problemas nos prazos para cadastramento, escolha e distribuição dos campos de prática, o que acabou prejudicando, por exemplo, discussões mais aprofundadas sobre Educação Permanente e outros assuntos pertinentes.

Como ação emergencial, a coordenação da EMS, representada por Sandra Regina de Godoy e Luiz Cesar Reis, propôs a formação de um grupo técnico para discussão e resolução destas questões mais urgentes. Com participação das regiões e da Escola Municipal de Saúde, o grupo deve se reunir no dia 13 de fevereiro, às 10h.