Lançamento do Plano de Educação Permanente Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência

Escola Municipal de Saúde participa da produção de cartilha da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência

Por Anderson Peixoto


Durante o mês de junho foi finalizada a cartilha Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, uma produção da Escola Municipal de Saúde (EMS) em parceria com a Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência.

O documento foi criado com a colaboração de diversos profissionais, tanto da EMS, quanto das unidades especializadas no atendimento à pessoa com deficiência, interlocutores das STS, interlocutores das CRS, representantes das Escolas Regionalizadas de Saúde e equipe da Área Técnica. De acordo com o coordenador do Plano de Educação Permanente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da EMS, Eluiz Elias Bueloni, “Temos um plano que reflete o desejo dos atores envolvidos no processo, um plano que cada um pode chamar de seu“, pontua.

A cartilha é divida em Área Física; Área Visual, Auditiva e Intelectual; e Temas Comuns, com ações a serem realizadas com os profissionais de saúde no município de São Paulo visando uma melhoria nos atendimentos das pessoas com deficiência. Ainda segundo Bueloni, as informações contidas têm grande importância, pois apontam a direção que o município pretende tomar para pessoas e instituições que estejam ligadas a esta área de atuação.

Para a produção do documento também foi realizado um questionário específico, que recebeu cerca de 400 respostas, além das discussões realizadas, onde os profissionais da rede ressaltaram a importância de se ter espaço para trazer suas experiências para as capacitações, fator que, para Bueloni, já garante a execução das ações planejadas no documento, somadas a urgência durante a construção do plano em alguns casos, que já fez com que algumas ações fossem executadas.

Disposto em 20 páginas, o Plano de Educação Permanente está disponível online e pode ser acessado através do link.