Reunião do GTEPS

A reunião foi realizada no auditório da EMS

Por: Marcella Jeane Duarte

Na última quinta-feira, 09 de junho, no auditório da Escola Municipal de Saúde (EMS), foi realizada mais uma reunião do Grupo Técnico de Educação Permanente na Saúde (GTEPS), com mediação de Ana Lúcia Pereira, diretora da EMS.

Na primeira parte do encontro foi apresentado o projeto do curso de Aprimoramento – Profissionais de Saúde Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência, vindo da equipe da Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Através de estudos de casos de violência vindos da própria rede, o curso tem como objetivo aprimorar os profissionais de saúde e discutir a linha de cuidado à saúde de pessoas em situação de violência através do processo de trabalho, além de potencializar e qualificar os espaços de encontro já desenvolvidos pela área.

Entre as atividades, estão previstas a aula inaugural, plenárias e rodas de conversa. O início está programado para agosto com finalização em fevereiro de 2018, totalizando 160 horas e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Após a apresentação do curso, Ana Lúcia conversou com os presentes sobre uma proposta de mudança, que ainda está em discussão e formação, para aperfeiçoar e melhorar as reuniões do Grupo Técnico de Educação Permanente na Saúde.

Ela falou sobre a possibilidade de criar uma secretaria executiva, que seria responsável por receber as demandas dos processos de Educação Permanente, avaliar, selecionar, distribuir e cruzar essas propostas com as necessidades e realidades de cada região. A criação dessa secretaria também ajudaria a tornar os encontros em espaços de reflexão e análise da pertinência temática dos projetos.