Palestra aborda sentimento de “Ninho Vazio” com trabalhadores da Escola Municipal de Saúde

Evento faz parte do ciclo de palestras do mês de maio em alusão ao Dia das Mães.

Por: Piero Caíque

Foto: Piero Caíque

A Escola Municipal de Saúde (EMS) promoveu nesta terça-feira (24) um bate-papo com o tema “Ninho Vazio x Filhotes que não querem voar”, com a participação da médica pediatra Verônica Cavalcante. O encontro foi realizado no auditório da Escola, localizado na Vila Olímpia.

A médica iniciou o bate papo falando sobre o planejamento familiar que muitas famílias fazem antes de decidir ter um filho. Toda a preparação psicológica e financeira que normalmente é realizada. Com tudo pronto os pais se acostumam com a rotina de ter sempre os filhos dentro de casa, e que é muito difícil ver os filhos saírem de casa. Para Verônica, o que leva os filhos a decidirem sair de casa é justamente ter um objetivo. “Muitos filhos saem de casa por causa do casamento, alguns são motivados por oportunidades de emprego ou estudo”, pontuou.

A especialista cita ainda que é preciso um cuidado especial com as mulheres que sentem que o ninho está vazio, quando a saída dos filhos coincide exatamente com o período do início da menopausa. Com a participação dos servidores o tema foi discutido e cada uma deu seu depoimento sobre os motivos de sair da casa dos pais.

Ainda sobre o assunto, Verônica pontuou que este sentimento de vazio também se aplica em outros projetos de vida que envolve um planejamento, como entrar na faculdade, comprar um apartamento, mudança de empregos, aposentadoria, entre outros.