EMS lança nova marca agregando tecnologia e modernidade em sua identidade visual

Nova marca acompanha evolução tecnológica e novo momento da Escola Municipal de Saúde no município de São Paulo.

Por: Piero Caíque

Fotos: Piero Caíque

A Escola Municipal de Saúde (EMS) realizou nesta terça-feira (24), o lançamento oficial de seu novo logotipo e das EMS Regionalizadas. A mudança acompanha a nova proposta de atuação da Escola, que foco na formação e desenvolvimento do profissional da saúde, acompanhando todas as tendências tecnológicas de educação e difusão do conhecimento. Possui em sua estrutura atual o Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), ferramentas essenciais para melhor execução da Política de Educação Permanente em Saúde, compreendendo as dimensões da formação, da gestão, da atenção à saúde e do controle social.

Ao observar o logotipo da Escola Municipal de Saúde (EMS), em sua apresentação ao longo dos anos, a coordenação do Núcleo de Comunicação e TV Corporativa propôs à direção da Escola um novo redesign da marca. Para Nilciany Camargo, coordenadora do Núcleo de Comunicação e TV Corporativa da EMS, a nova marca apresentada, visa conservar os conceitos e valores da Escola agregando elementos tecnológicos e modernos na nova identidade da instituição.

“A marca ficou mais moderna, substituindo a lousa pelas ferramentas e recursos digitais utilizados pela Escola na acessibilidade de suas informações. Os elementos gráficos simbolizando os alunos, presentes no logotipo antigo, são inseridos dentro de uma aparência mais tecnológica, preservando o valor humano”, ressaltou.

Segundo Viviane Fernandes, consultora Unesco e designer responsável pela mudança, o redesenho da marca é um dos processos criativos mais complexos do design. “Entendendo que a criação da marca e da identidade visual da Escola Municipal de Saúde está diretamente ligada aos seus conceitos e valores, realizamos um estudo onde foi verificada a necessidade de uma nova visão de sua marca e de uma atualização para melhorar a visualização de seus elementos e do lettering. A cor verde, antes prioritária, dá lugar aos tons azuis muito utilizados em ambientes relacionados à saúde e ao próprio logo do SUS”, explicou.

Vestindo a Camisa

Outra proposta criativa e divertida do Núcleo de Comunicação e TV Corporativa, para marcar a transição do logotipo foi a criação de um Paper Toy personalizado para cada servidor da EMS. As miniaturas foram feitas em papel recortado e montado encaixando ou colando as partes.

O trabalho minucioso foi feito pela equipe de designers e assistentes do setor de Comunicação. Que registrou em fotografias características pessoais de cada servidor, identificando traços como cor de cabelo, formato do rosto e hábitos.
Cada bonequinho foi padronizado com uma camisa que exibe a nova identidade visual da Escola. O resultado foi surpreendente e agradou todos os funcionários, que receberam seu mascote pessoal.

Redes Sociais

Com o intuito de fortalecer a imagem da intuição, divulgar conteúdos relevantes e se aproximar do seu público, a EMS também está presente nas redes sociais, para compartilhar informações sobre suas atividades e diversificar seus canais de comunicação. E todas essas plataformas de interação social também ganham cara nova a partir do lançamento da marca.
Registrando números positivos a página oficial da Escola no Facebook, registrou no mês de maio 2.000 seguidores. Que acompanham informações e conteúdo compartilhados diariamente na fanpage. Além de marcar presença no Twiter, SlideShare e Youtube com a publicação dos programas do Canal Profissional. Conheça a atuação da instituição em cada uma delas e faça parte da rede EMS:

Facebook - www.facebook.com/EscolaMunicipaldeSaude
O perfil traz as principais notícias, lançamentos de cursos, editais e informações relevantes sobre a atuação da EMS, com atualização diária.

YouTube - http://www.youtube.com/CanalProfissional
O Canal Profissional traz os programas que vão ao ar diariamente na TV Corporativa. Com conteúdo exclusivo e direcionado aos trabalhadores da saúde.

Twitter - http://twitter.com/EMS
A EMS dispõe de um perfil exclusivo para divulgação de links de todo material produzido pela TV Corporativa e Canal Profissional.

Slideshare - http://slideshare.net/EMS
Neste ambiente você tem acesso a apresentações, palestras, Power Point, cartilhas e outros documentos da EMS.