Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 26 de Abril de 2016 | Horário: 13:35

Escola Municipal de Saúde (EMS) participa do 1º Encontro Municipal de CAPS Infantojuvenil

O encontro ocorreu nos dias 19 e 20 de abril

Colaboradores: Marcella Jeane Duarte e Piero Caíque Souza
Fotos: Piero Caíque Souza

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Projeto Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana e com apoio técnico da Escola Municipal de Saúde (EMS), realizou nos dias 19 e 20 de abril a primeira edição do Encontro Municipal de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil, no Anhembi. A abertura do encontro, realizada no Auditório Elis Regina, contou com a participação da coordenadora da Rede São Paulo Carinhosa Ana Estela Haddad, do secretário municipal da saúde Alexandre Padilha, do coordenador de Saúde Mental do município Roberto Tykanori e da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Luciana Temer.


O saguão do Centro de Convenções foi palco para a exposição de pinturas, desenhos, artesanato e trabalhos realizados pelas regiões. A participação do grupo “Meu bloco na Rua”, do Cecco Freguesia do Ó, animou a programação logo pela manhã.

O evento reuniu gestores, familiares e usuários para debates e rodas de conversas, que apontaram áreas que precisam ser melhoradas e todo o trabalho que já apresentou resultado. A participação de todos foi fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos, que posteriormente foram apresentados na plenária, resumidamente.
Segundo Roberto Tykanori, da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, o evento já se mostrou diferenciado desde a sua elaboração, que contou com a participação de todos os Caps. "A comissão organizadora era composta por mais de quarenta pessoas e isso gerou, por meses, reuniões regulares, conversas, debates, de modo que a própria preparação do evento já foi um processo de formação, de reconhecimento mútuo entre os profissionais e as equipes", destacou.


Sobre os dois dias do evento, ele apontou a escolha dos temas das rodas de conversa como um ponto forte. "São temas cruciais na prática cotidiana nos Caps, não só no que diz respeito às questões internas, mas também enquanto instituição de saúde na sua relação com outras instituições que organizam a vida na cidade", comentou.
Roberto também falou sobre os resultados esperados após o encontro. "O primeiro resultado é a manutenção, é a continuidade desse espírito de colaboração na rede, que todos os profissionais continuem mantendo-se nesse espírito de levar adiante um processo comum. A segunda questão é que, a partir dos temas que foram levantados, a gente possa estabelecer processos de qualificação, processos de melhoria, tanto no que diz respeito ao processo de trabalho em si quanto a ideia das concepções que fundamentam esse trabalho", finalizou.

 

collections
Galeria de imagens