Curso Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: Escutar - Entender - Atender

Já realizado nas regiões Leste e Sul, curso chega à Zona Norte.

Na última semana, (15/07) ocorreu na Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/ Vila Guilherme, a abertura de mais um curso Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP).

A ação, iniciada em fevereiro nas Zonas Leste e Sul, ocorrerá em todas as coordenadorias e supervisões, e tem como objetivo contribuir com a revisão do processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em especial da recepção, visando realizar o cuidado e as necessidades de saúde da população.

O projeto integra o Plano de Educação Permanente para o Fortalecimento da Atenção Básica, ajustado à realidade de cada região e de acordo com o documento Fortalecendo a atenção Básica no Município de São Paulo: diretrizes organizativas.


Alguns assuntos abordados são comuns a todas as regiões, porém o conteúdo do curso varia de acordo com as peculiaridades de cada região. Assim sendo, a região Leste trouxe temas como a Territorialização e o Controle Social e seus Instrumentos, enquanto a região Norte abordou os tópicos de Recepção Administrativa e Técnico Acolhedora. Ambas as regiões optaram pelo módulo presencial.


Já a região Sul optou pela plataforma online Moodle, que faz parte do programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo, onde o curso é formado por textos, apresentações em slides, vídeoaulas, bibliografia e avaliações exigidas para a certificação do aluno. Um dos tópicos peculiares à região sul é a Ouvidoria como Instrumento de Gestão.

Dando continuidade ao curso: Coordenadoria Regional de Saúde Norte

O Curso é dividido em momentos de concentração e dispersão, na qual o primeiro conta com a participação dos gerentes e os funcionários que desenvolvem atividades administrativas e de recepção, representantes da equipe multiprofissional, regulação, conselho gestor e demais profissionais indicados pela gerência das Unidades. Já o momento de dispersão se constitui de Rodas de Conversas nas unidades envolvidas, sob coordenação dos respectivos gerentes, Supervisão Técnica de Saúde, Escola Municipal de Saúde Regional e da Coordenação Regional de Saúde Norte.

As Rodas de Conversa, assim, reúnem todos os profissionais de saúde das unidades, visando transformar os conhecimentos adquiridos em ações e efetivar mudanças nas práticas e no processo de trabalho de acordo com a realidade local.


Por fim, será realizado um encontro para apresentação dos resultados dos planos de trabalho e avalição do processo. O curso se encerra no dia 26 de agosto, também na Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/ Vila Guilherme. Os profissionais receberão um certificado de acordo com a carga horária realizada individualmente, entre os momentos de Concentração, Dispersão e Apresentação do Plano de Intervenção, contabilizando 44 horas totais.

Acompanhe as novidades e o andamento do Curso na nossa fanpage

Colaborador: Anderson Peixoto