Curso: “Conhecendo a Administração e a Organização do SUS – Módulo 2” - Modalidade a Distância

Abertas as inscrições para o Curso “Conhecendo a Administração e a Organização do SUS” – Módulo 2 na Modalidade a Distância.

JUSTIFICATIVA
A demanda por um aprimoramento da gestão em saúde e das políticas sociais em nossa cidade apontou para a necessidade de qualificar os profissionais de saúde. É inegável também a crescente exigência de profissionais bem preparados e capacitados para o exercício de suas atribuições nos diferentes tipos de unidades e serviços, quer sejam assistenciais ou de gerenciamento de EAS (Estabelecimentos de Atenção à Saúde) e do sistema.
Se, por um lado, a otimização dos recursos e a transparência de sua aplicação repercute positivamente na avaliação feita pela sociedade, por outro, a centralidade no cidadão trás para pauta o acesso, a qualidade e a humanização, enquanto prioridades da gestão do SUS.

OBJETIVO GERAL
O Curso tem como objetivo principal a transformação das práticas e a incorporação de saberes dos técnicos e Gestores das unidades de Saúde e da Autarquia Hospitalar Municipal, adequando-se às atuais necessidades da gestão do SUS.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Aprimoramento dos Gestores e Técnicos do SUS Municipal.

METODOLOGIA
Este curso será à distância e dividido em módulos, sendo que as atividades serão programadas para que o aluno realize seu aprendizado individualmente para isto serão disponibilizados na plataforma leituras de texto, vídeos, PowerPoint e os Fóruns de avaliação em cada módulo.

PARTICIPANTES
Servidores e trabalhadores, de nível médio, e superior da SMS - AHM .

CRONOGRAMA

1ª TURMA – de 18/05/2015 a 30/07/2015

INSCRIÇÕES
As Escolas Municipais Regionais, as Gerências de Desenvolvimento de Pessoas da AHM, do HSPM, do SAMU, da COVISA, do HMME Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva e o NAPG/SMS, deverão preencher o link abaixo impreterivelmente até o dia 12/05/2015.

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=19720

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
A inscrição na plataforma Moodle será feita pelo Setor de Educação à Distância da Escola Municipal de Saúde.
A inserção dos alunos no sistema dependerá do correto preenchimento dos seguintes dados dos participantes no FORMUSUS: nome completo, RF com vínculo, RG, CPF, local de trabalho, cargo/função e o e-mail pessoal/individual.

CONTEÚDO DO CURSO
Tópico 1 – Financiamento da Saúde
Tópico 2 – Controle social e Ouvidoria no SUS
Tópico 3 – Informação em Saúde

CERTIFICADO
Receberá certificado o aluno que tirar nota 6,0 como média final.

COORDENAÇÃO
Escola Municipal de Saúde – EMS
Autarquia Hospitalar Municipal – AHM