Reunião Rede Sampa

Encontro teve como temas principais a avaliação e a discussão dos próximos cursos programados

Aconteceu na tarde do dia 22 de abril, no auditório da Escola Municipal de Saúde (EMS), uma reunião para avaliar o projeto Rede Sampa - Saúde Mental Paulistana, até o momento. O evento contou com a presença de profissionais das Escolas Municipais de Saúde Regionais (EMSR), dos interlocutores da saúde e de pessoas ligadas à EMS e serviu para a discussão e planejamento dos próximos passos do Projeto.

Na pauta estavam: fazer o balanço do curso “Atendimento Familiar” que está terminando; discutir os próximos três cursos que estão por iniciar; e a realização do programa Roda de Conversa no dia 14 de maio de 2015.

A reunião foi dividida em dois períodos distintos. Em um primeiro momento, os participantes fizeram a avaliação sobre o curso que está acontecendo. Em geral, as impressões sobre ele foram bastante positivas. De acordo com Christiane Mery Costa, coordenadora do Plano de Educação Permanente para o Projeto Rede Sampa, o número de inscritos para esse piloto surpreendeu. “Esperávamos 200 pessoas, mas conseguirmos chegar a exatos 537 inscritos, superando nossas expectativas”, contou.

A próxima etapa do programa é o início do curso “Histórico e Epidemiologia do Uso de Drogas”, parte integrante da área de Substâncias Psicoativas – o início está previsto para o início de maio. As vagas serão destinadas principalmente aos Conselheiros Tutelares da rede. Ainda de acordo com a coordenadora, a meta é alcançar as 200 pessoas. “Mas com a boa adesão do último curso, esperamos chegar a 800 participantes”, complementou Christiane.

Outros dois cursos previstos para esse semestre são: “Manejo e Conceituação Ampliada da Crise em Saúde Mental”, com início previsto para junho desse ano, e os módulos básicos do “SUS e Reforma Psiquiátrica”.

Colaboradores: Bruno Di Giaimo e Marcella Jeane Duarte