Curso de Atendimento Familiar

Iniciativa integra o projeto Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana

 No dia 9 de março teve início nas Escolas Regionais de Saúde, o Curso de Atendimento Familiar, que integra a área de Atendimento à Saúde Mental da Infância e da Adolescência, parte do Projeto Rede Sampa - Saúde Mental Paulistana. Trata-se de um curso voltado aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O programa Rede Sampa é responsável pela construção do conteúdo dos cursos, conforme a demanda das regiões. A partir de então, foi iniciado o processo de contratação dos docentes para o curso de Atendimento Familiar, desenvolvido pela professora Silvana Rabello, que coordena a área de Atenção à Saúde Mental da Infância e Adolescência. O conteúdo foi aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em setembro de 2014, quando teve início o processo de contratação dos docentes, finalizado em janeiro de 2015.

A estratégia do curso traz algumas especificidades, entre as quais, cada supervisão técnica de saúde recebe uma turma, de modo que os alunos são pessoas que trabalham em equipamentos de saúde próximos uns dos outros. Segundo Christiane Mery Costa, coordenadora do Programa Rede Sampa, quando você reúne profissionais da mesma região, tem a possibilidade de discutir questões específicas do território. “Essa foi uma forma eficiente encontrada, pois não queríamos colocar na mesma sala de aula pessoas que nunca irão trabalhar juntas”, disse.

As primeiras turmas vão até o dia 30 de abril nas Escolas Regionais de Saúde e na Escola Municipal de Saúde (EMS), das 08 às 12h (manhã) e das 13 às 17h (tarde). O curso tem carga horária de 60 horas, com uma parte realizada online, por meio do programa Telessaude Redes do Município de São Paulo. Além destas, a previsão é que sejam realizadas outras turmas até o mês de julho.

Colaborador: Anderson Peixoto