CURSO “Fortalecimento da Atenção Básica no Município de São Paulo”- EAD

Período de Inscrição: de 16 a 20 de março de 2015

OBJETIVO GERAL
Contribuir com a revisão do processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde, em especial da recepção, tendo como princípio orientador a integralidade do cuidado e as necessidades de saúde da população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir sobre as Políticas de Saúde e os princípios do SUS;
- Reconhecer o papel estratégico da Atenção Básica como ordenadora do cuidado em saúde da população e para a construção das Redes de Atenção à Saúde- RAS;
- Conhecer e analisar a concepção de UBSI e suas diretrizes organizativas, identificando ações para o enfrentamento dos problemas e necessidades de saúde dos territórios.
- Analisar o processo de trabalho para organizar uma atenção básica humanizada, receptiva, cuidadora, resolutiva, respeitosa do direto do cidadão, que atende pessoas agendadas e não -agendadas e que realiza ações em equipe dentro e fora da unidade de saúde.
- Fomentar o conceito do acolhimento integral e resolutivo com análise de vulnerabilidade e classificação de riscos;
- Construir com os profissionais a organização da recepção técnica e humanizada que possibilite melhor condição ao trabalhador da saúde para escutar, entender e atender as demandas dos cidadãos;
- Possibilitar a identificação dos problemas de saúde existentes no território, formulando estratégias para o seu enfrentamento.
- Discutir sobre os canais de participação da população e controle social e as estratégias utilizadas em cada unidade
- Possibilitar a discussão e articulação das redes dos serviços de saúde e demais instituições, e atores identificados no território.

CONTEÚDO
- Fortalecendo a Atenção Básica.
- Atenção Básica: diretrizes Organizativas.
- Redes de Atenção à Saúde.
- Humanização.
- Acolhimento e Acesso com qualidade.
- Trabalho em equipe e organização da agenda.
- Linha de Cuidado para a pessoa com deficiência.
- Gestão da Informação-SIGA.
- Participação e Controle Social.
- Ouvidoria como Instrumento de Gestão.

METODOLOGIA e ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
O curso integra o Plano de Educação Permanente para o Fortalecimento da Atenção Básica, elaborado em consonância com o Documento Fortalecendo a Atenção Básica no Município de São Paulo: diretrizes organizativas. Integra a Teleeducação do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo e será desenvolvido por meio da Educação a Distancia - EAD, pela plataforma MOODLE, com disponibilização de material didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): textos, Power Point, vídeos das aulas, bibliografia e avaliações exigidas para a certificação do aluno. O endereço de acesso ao AVA é:

http://ead.saude.prefeitura.sp.gov.br.


Ao final dos Cursos será elaborado um Plano de Trabalho por Unidade, com a participação de todos os funcionários e sob Coordenação do Gerente da Unidade de Saúde.

CARGA HORÁRIA
40 horas.

CRONOGRAMA
Início: 25/03/2015.
Término:08/06/2015

PARTICIPANTES
O curso destina-se aos profissionais dos níveis básico, médio e universitário, cargos e segmentos que atuam nas Unidades de Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.
Profissionais e Agentes Comunitários de Saúde das Organizações Sociais, prestadores de serviço da SMS e representantes dos Conselhos de Saúde das Unidades da Coordenadoria de Saúde Sul.

INSCRIÇÃO
Período de Inscrição: 16 a 20 de março de 2015, pelo link do FormSUS.

VAGAS
Serão oferecidas 600 vagas para a Coordenadoria de Saúde Sul.

CERTIFICADO
Será fornecido certificado para os profissionais que concluírem o Curso e participarem da elaboração do Plano de Ação das Unidades.

COORDENAÇÃO
Coordenação da Atenção Básica – SMS.
Coordenação de Gestão de Pessoas – CGP.
Escola Municipal de Saúde - EMS/SMS.
Coordenadoria Regional de Saúde Sul
Escola Municipal de Saúde Regional – Sul