Atenção aos Usuários de Substâncias Psicoativas

Roda de Conversa da Coordenadoria Regional de Saúde Norte encerra as atividades do ano

 A última Roda de Conversa "Atenção aos Usuários de Substâncias Psicoativas" - Rede Sampa de Saúde Mental Paulistana foi realizada no dia 2 dezembro, pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte. Assim como nos demais encontros o objetivo foi discutir a articulação dos diversos serviços na efetivação da Rede de Atenção Psicossocial no município de São Paulo. O foco é a manutenção dos vínculos sociais e familiares e a minimização do sofrimento psíquico dos usuários de drogas.

Para Mônica Grant Rolim, interlocutora de saúde mental da CRS-Norte, é necessário pensar a interação da rede e de forma institucionalizada. "Esse tem sido o nosso papel e o objetivo dos encontros na própria região", disse.
Eroy Aparecida da Silva, coordenadora da Saúde Mental de Usuários de Substâncias Psicoativas na SMS-SP, participou de todos os seminários. Para ela, a essência da capacitação está no modo integrador. Oportunamente, como estratégia de reflexão, a terapeuta apresentou em todas as Rodas de Conversas o vídeo com a visita do neurocientista Carl Hart ao Brasil. Além disso, destacou aos profissionais a importância de estar atento aos estigmas conferidos às drogas, sobretudo pelos veículos de comunicação. Para Eroy, vale também diferenciar o uso, do abuso e dependência.

Os encontros realizados pelas cinco Coordenadorias Regionais de Saúde tiveram ainda por finalidade facilitar o envolvimento de gestores, assessores e trabalhadores nas ações propostas pelo Projeto Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana. O propósito é sempre oferecer aos profissionais qualificação para atuarem em seus territórios, sobretudo por meio de escuta qualificada e sensibilização.