I Seminário do curso Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Evento integra a grade de programação da especialização iniciada no segundo semestre deste ano

 O I Seminário do curso de especialização Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana foi realizado na última segunda-feira (1), no auditório da Escola Municipal de Saúde, transmitido ao vivo pela Rede São Paulo Saudável. Durante os três blocos, os participantes, o médico Jorge Machado, do Ministério da Saúde, a fonoaudióloga Simone Alves dos Santos, coordenadora estadual do curso Saúde do Trabalhador e o médico Ricardo Menezes, coordenador da área técnica também da Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de São Paulo (SMS-SP), responderam às questões enviadas por e-mail, por telefone e pelos alunos participantes da plateia.

O evento faz parte do curso de especialização “Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana”, que teve início em agosto deste ano. O objetivo é sensibilizar os profissionais para a necessidade de diagnosticar e notificar de forma rápida, completa e correta os casos relacionados às doenças e acidentes de trabalho. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-SP), ainda são inúmeros os casos de hospitais, prontos socorros e ambulatórios que falham nesse quesito. Problemas como transtornos mentais, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses, dermatoses e câncer estão entre as doenças.

Cerca de 250 profissionais participam do curso, das mais diversas áreas de atuação das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), da Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA e de outros serviços da SMS-SP, além de funcionários do Departamento de Saúde do Servidor (DESS), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (DESS/SEMPLA).

Este foi o primeiro seminário realizado no ano. O próximo deve acontecer no dia 19 de dezembro.