Seminário Saúde Mental na Atenção Básica – Vínculos e Diálogos Necessários

O objetivo desse tipo de evento é fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial

 Nos dias 4 e 5 de novembro, ocorreu no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, o seminário “Saúde Mental na Atenção Básica – Vínculos e Diálogos Necessários”. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo por meio da Escola Municipal de Saúde, o evento reuniu quase 700 trabalhadores da área, de nível médio e superior, que atuam nos diversos equipamentos, entre os quais Rede Básica, Psicossocial, Hospitalar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O objetivo desse tipo de encontro é sempre favorecer a integração e a articulação dos diversos serviços, a fim de contribuir com a efetivação da Rede de Atenção Psicossocial no município de São Paulo. Para tanto, foi promovida discussão junto às Coordenadorias Regionais de Saúde, tendo em vista o atendimento às demandas e necessidades dos usuários de substâncias psicoativas nas regiões de atuação, com foco na manutenção dos vínculos sociais e familiares e na minimização do sofrimento psíquico.

Durante dois dias aconteceram diversas oficinas temáticas, onde cada Coordenadoria Regional de Saúde expôs um tema diferente, apresentado por um palestrante convidado. O encerramento do evento de capacitação aconteceu com a conferência do psicoterapeuta e sanitarista do Ministério da Saúde, Marcelo Pedra Martins Machado, que abordou a “ A Atenção Básica como Organizadora do Cuidado em Saúde Mental - Instrumentos Norteadores para a Prática Psicossocial”. Ao final, todos profissionais receberam certificado de participação.