Seminário aborda a inserção da saúde no universo digital

Realizado durante a feira Hospitalar Digital Health, em SP, evento contou com profissionais e autoridades do segmento

Na última quinta feira, 22 de maio de 2014, ocorreu no centro de convenções Expo Center Norte, em São Paulo, o Seminário Interconexão, Comunidades Virtuais e Inteligência Coletiva: Experiências Exitosas e os Desafios da e-Saúde para a era da Cibercultura. O evento fez parte da programação da 3ª Feira Hospitalar Digital Health, realizada simultaneamente à 31ª Feira e Fórum Hospitalar, no mesmo local, e reuniu profissionais e autoridades da área da saúde, para discutir a presença do segmento no universo virtual.

O workshop teve início com as apresentações do Secretário de Gestão de Trabalho e Saúde do Ministério da Saúde (MS), Hêider Aurélio Pinto, da coordenadora do núcleo de Telessaúde do Rio de Janeiro, Alexandra Monteiro, e do Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), Dr. Paulo Puccini. Em seguida, formou-se uma mesa de debate, que contou com a participação da jornalista Fabiana Leite, do Programa Bem Estar, da TV Globo, e mediação da Professora Doutora Ana Estela Haddad.

O Secretário Hêider Pinto destacou os avanços alcançados pelo Brasil no desenvolvimento de ferramentas para o atendimento na Atenção Básica. “Nós já temos alguns anos do programa nacional do Telessaúde Brasil Rede, que, em um primeiro momento, trabalhou com universidades que tinham maior expertise na área da saúde, construindo um importante acervo, que inclui telecursos, tele aulas e ações educativas promovidas pelo próprio Telessaúde”.

Encerrado o fórum, começou mais um ciclo de apresentações, com o Professor da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Francisco Campos, o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina, e o coordenador do núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Claudio Souza. Logo após, criou-se um novo espaço debate, do qual participaram os jornalistas Wagner Martins e Lourdes Nassif.

Para saber mais sobre o Seminário da Feira Hospitalar Digital Health e a Feira e Fórum Hospitalar, acesse: http://www.hospitalar.com/index.php

Colaborador: Anderson Marinho