Saúde - Direito de Todos

Canal Profissional Rede São Paulo Saudável

Programa debate temas abordados no Seminário de Educação Permanente

Convidados falaram sobre Saúde Mental, UBS integral e como a Educação Permanente pode influenciar na política de saúde do Município de São Paulo

Colaborador: Fernando Gomes

O programa Saúde-Direito de Todos do dia 20 de dezembro de 2013 foi gravado no auditório Celso Furtado, no parque Anhembi, em São Paulo, onde ocorreu o seminário “Diretrizes da Educação Permanente para a Saúde Mental: estratégias para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.”

Apresentado pelo secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Paulo de Tarso Puccini, e pela diretora da EMS, Laura Santucci, o programa debateu os assuntos abordados durante o seminário que apresentou o projeto de Educação Permanente, voltado à Saúde Mental, no município de São Paulo.

Participaram desse debate Rejane Calixto, coordenadora Vigilância em Saúde/SP; Silvana Rabello, psicanalista e coordenadora de Pós Graduação de Teoria Psicanalítica da PUC-SP; Iara Alves de Camargo, coordenadora da Rede de Atenção da SMS; Myres Maria Cavalcanti, coordenadora da Coordenação de Saúde Mental da SMS; representantes das coordenadorias, além do grupo AmarGem, que se apresentou durante o programa.

Puccini enfatizou durante a sua fala inicial que um dos objetivos da SMS é a reorganização e a reestruturação da Atenção Básica. Rejane Calixto reforçou o discurso do secretário e acrescentou que um grande desafio é tentar acabar com fragmentação que existe no sistema de saúde de São Paulo, e um dos meios para solucionar esse problema é a UBS Integral.

A UBS Integral é um novo modelo de unidade de saúde que visa oferecer ao cidadão um acesso resolutivo de qualidade em tempo oportuno, humanizado com atendimento que ofereça acolhimento ao usuário. “Tivemos a possibilidade de refazer a discussão sobre o processo de trabalho”, relatou Tânia Zogbi Sahyoun, da Coordenaria Regional Sul, ao falar da experiência de implantação de novo modelo de unidade na sua região.

Silvana Rabello elogiou a política de saúde mental do munícipio de São Paulo, que, segundo ela, caminha longe de qualquer pratica manicomial e medicalizante, que ocasionam no silenciamento do sujeito.

Ao final do programa, os convidados fizeram as suas considerações finais. Laura Santucci aproveitou para agradecer a presença de todos que compareceram no seminário que fazem parte do projeto. 

_______________________________________________________________

 Programas anteriores:

Saúde - Direito de Todos - Conferência Municipal de Saúde

Exibido em 13 de outubro de 2013

Saúde - Direito de Todos - Médica fala sobre evolução epdemiológica da AIDS

Exibido em 28 de junho de 2013

Saúde - Direito de Todos recebe Myres Maria Cavalcanti e Dr. Dartiu Xavier para falar sobre medidas de combate às drogas

Exibido em 28 de maio de 2013

Saúde - Direito de Todos recebe o Dr. Milton Arruda e o grupo musical da SMS “Tamojunto”

Exibido em 12 de abril de 2013

Saúde - Direito de Todos recebe Ana Estela Haddad

Exibido em 07 de março de 2013