Testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C

Banner superior com fundo branco, escrito em vermelho Prevenção e uma ilustração de uma camisinha à direita. O banner possui ainda uma barra vermelha inferior e um contorno dos principais monumentos da cidade de São Paulo.O teste para diagnóstico do HIV permite iniciar o tratamento, o que aumenta a expectativa de vida da pessoa com HIV. Quem busca tratamento especializado no tempo certo, e segue as recomendações médicas, ganha em qualidade de vida. E, seguindo o tratamento, pode controlar o vírus, ao ponto do HIV ficar indetectável nos exames e, com isso, intransmissível por via sexual - saiba mais sobre Indetectável é igual a Intransmissível, ou I = I.

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da exposição de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. O nosso corpo demora um tempo para identificar e começar produzir esses anticorpos. Esse período é chamado de janela imunológica.

Os testes de HIV, da sífilis e das hepatites B e C estão disponíveis nas Unidade Básicas de Saúde (UBSs) e nos 27 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, incluindo a unidade itinerante, o CTA da Cidade, como parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na RME IST/Aids, você pode realizá-los de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. 

Foto que mostra a coleta de sangue de um dedo com um bastão transparente. A coleta é feita por uma mão com luva transparente, ao centro da imagem.

Teste Rápido
Além do teste tradicional ou convencional de sangue, que demora cerca de 15 a 20 dias para ficar pronto – principalmente por conta da análise laboratorial - , há testes de HIV, sífilis e hepatites B e C de metodologia rápida, em que o resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. O procedimento consiste em uma simples picada no dedo ou a coleta do fluído oral (no caso do HIV). Atualmente, a maior parte dos testes dessas ISTs realizados em São Paulo são feitos com a metodologia do Teste Rápído.

Foto com a unidade móvel de testagem do Programa Municipal de DST/Aids. A unidade móvel é um minicaminhão, com a parte da frente toda em branco. O compartimento de trás tem texturas laranjas nos cantos esquerdos. Nas laterais há o texto teste rápido e vive sem dúvida é melhor, ambos todos em minúsculo e em cinza escuro. Na frente e na parte de trás do minicaminhão, ao centro, mais para a direita, há o laço vermelho, símbolo da aids, sendo a ponta esquerda sem fim, com movimentos contínuos em ondas, e a ponta direita com três faixas, sendo a faixa da direita em preto, a do meio em branco e a última em vermelho. Abaixo há os logos da Prefeitura de São Paulo e do DST/Aids - Programa Municipal de São Paulo - PMDST, ambos escritos em preto, com letras maiúsculas. Há ainda, ao lado esquerdo do logo do DST/AIDS, o logo do SUS, com a palavra SUS em azul e, à direita, uma cruz azul. No meio de ambas as faces há uma porta e uma escada de alumínio. A foto mostra pessoas sentadas em frente a unidade fazendo cadastro em mesas brancas com funcionários da saúde.

Unidade Móvel
 A Coordenadoria de IST/Aids conta com duas unidades móveis, que estão retomando as ações pela cidade realizando esses testes rápidos. A agenda e a disponibilidade dos testes variam, mas muitas são feitas em finais de semana ou à noite. Você pode conferir os locais nas redes sociais da Coordenadoria de IST/Aids.

Fotos: Thiago Passaro/ Coordenadoria IST/Aids                                                                                                         

 Arte com fundo amarelo e um círculo branco. Do lado esquerdo, há uma foto de duas mãos, sendo que uma está com o indicador para cima, com a palma da mão virada para frente. Esse dedo está furado, com uma gota de sangue. A outra mão está segurando uma plaqueta branca e um bastão com algodão na ponta, que são usados para o teste de fluído oral para HIV. Dentro do círculo da arte, há o texto VIVER SEM DÚVIDA É MELHOR, todo em letras maiúsculas e em vermelho. Abaixo desse texto, à esquerda, há um retângulo amarelo, com o texto FAÇO O TESTE! , escrito todo em maiúsculo e em preto. Ao lado direito do retângulo, há o texto É SEGURO, RÁPIDO E GRATUITO, escrito em amarelo e todo em letras maiúsculas. Abaixo de tudo isso, há o parágrafo com o textoTodos os serviços da rede municipal de saúde realizam testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. Na rede municipal especializada em DST/aids você também pode fazero teste rápido para diagnóstico do HIV. É um exame seguro e rápido. Confira os endereços onde os testes são realizados clicando aqui.

 

Encontre a UBS ou unidade da RME mais próxima de você e faça o teste:

Logo do Busca Saúde, composto do texto BuscaSaúde, escrito junto, mas apenas as lestras iniciais em maiúsculo. Busca está escrito em preto e Saúde em laranja. Abaixo há o texto Cidade de São Paulo, escrito em preto e também apenas com as lestras iniciais em maiúsculo. Ao lado dessa composição tipográfica, há uma ilustração que representa um localizado, ou seja, um círculo laranja com ponta. No meio desse localizador há um círculo branco. Essa ilustração possui linhas azul, na parte superior, marrom, no centro e amarelo, abaixo, conectando-a.

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.