V Encontro de CEPs e II Encontro das Comissões de Bioética do Municipio de São Paulo

Comitê de Ética em Pesquisa da SMS

Informe sobre o V Encontro de CEPs e II Encontro das Comissões de Bioética do Município de São Paulo

Os encontros foram realizados no dia 20 de setembro de 2011. Manhã – V Encontro de CEPs das 08:00hs as 12:30hs. Tarde – II Encontro das Comissões de Bioética das 14:00hs as 17:00hs.

Local: Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio - Hospital do Tatuapé.

Os eventos foram um sucesso, contando com a presença de palestrantes tanto da área da saúde (médicos, psicólogos, enfermeiros) como da área de educação e também com a célebre participação do Padre Jorge falando do ponto de vista dos usuários do SUS. A programação foi estruturada com palestras, debates e mesa redonda que segundo os partícipes, é a melhor maneira para apresentação de um trabalho.

O tema principal dos eventos: “Vulnerabilidade estrutural da população do SUS” dividido em subtemas como: TCLE, adequação aos usuários do SUS, Alfabetismo Funcional, terminalidade da vida, cuidados paliativos entre outros.

A comissão de organização dos encontros é composta por alguns membros dos Comitês de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Hospital do Tatuapé), Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), Hospital Municipal Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva (Cachoeirinha) e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.