I Seminário de Saúde Mental da Coordenadoria Regional de Saúde Leste: Percursos Formativos na RAPS e Intercâmbio entre Experiências

"No dia 15 de Dezembro a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, promoveu seu I Seminário de Saúde Mental com questões levantadas por intercambistas e profissionais da rede sobre a atenção à crise e urgência em saúde mental."

 O Projeto de Percursos Formativos na RAPS foi lançado através de uma chamada pública para seleção de projetos, em novembro de 2013, Contemplando apoio financeiro a municípios que desenvolvam projetos de educação permanente (incluindo os de nível médio) em seus pontos de atenção.
Este projeto contempla ações de formação no âmbito específico da troca de experiência entre profissionais (intercâmbio entre experiências).
No âmbito deste projeto, são chamadas de redes preceptoras aquelas que indicaram potencialidades para desenvolver propostas e estratégias de estágio na RAPS do seu território, favorecendo por meio deste, a troca de experiências profissionais em uma das 6 linhas de formação apontadas: atenção à crise e urgência em saúde mental, saúde mental infantojuvenil, saúde mental na atenção básica, demandas associadas ao consumo de álcool e outras drogas, desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.


O evento que ocorreu no dia 15 de Dezembro no auditório da UNICSUL (São Miguel) das 8h às 17h, foi uma experiência de crescimento e desenvolvimento profissional que proporcionou para todos participantes, importantes reflexões sobre a prática profissional.
Das questões levantadas pelos intercambistas e profissionais da rede, a atenção à crise e urgência em saúde mental, foi apontada como estratégica e, dentro dela, duas vertentes foram elencadas como principais:
• Manejo do suicídio, nas diferentes faixas etárias.
• Processos de trabalho e Saúde do Trabalhador na Saúde Mental.

O aprendizado vivenciado durante o intercâmbio foi reconhecido como de relevância comum aos diversos profissionais e territórios que tiveram oportunidade de participar dos encontros promovidos pelo percurso.
É chegado o momento de oportunizar um espaço de reflexão/educação permanente para todos os profissionais dos serviços componentes da RAPS na Coordenadoria Regional de Saúde Leste.

Desta forma objetiva-se que a realização do I Seminário de Saúde mental da Coordenadoria Regional de Saúde Leste do Município de São Paulo pôde amplificar o alcance do conhecimento teórico e vivencial adquirido com o desenvolvimento do Projeto Percursos formativos da RAPS, para seu fortalecimento, trabalhando sob a vertente dos dois grandes eixos mobilizados durante a realização dos Percursos e das Oficinas.
Os Percursos Formativos trouxeram a necessidade de refletir sobre a própria rede e identificar fragilidades e potencialidades em relação aos dois grandes eixos trabalhados.
O I Seminário de Saúde Mental da Coordenadoria Leste objetivou pulverizar esta reflexão entre os atores desta rede, mitigando os pontos frágeis e potencializando os fortes.
O evento foi legitimado como um espaço de consolidação entre as experiências vividas e a teorias e temáticas elencadas, através do aprofundamento dos temas trazidos, assim como dar visibilidade para as ações já realizadas como inspiração e oxigênio na caminhada cotidiana da Assistência.

 

 

 

Por: Camila Braz Bortoluci, Josiane Santana, Sabrina Pereira e Renata dos Humildes de Oliveira.