II Encontro Regional de Imunização e VI Fórum Regional de Imunização na CRS Leste

“Houve uma média de participação de 270 profissionais por dia de 305 inscritos.”

O Imunileste, grupo de trabalhos e estudos em imunização da CRS Leste formado por profissionais das UVIS, CRS, STSs, PADI Leste e Parceiros promoveu o II Encontro Regional de Imunização Leste e VI Fórum Regional de Imunização, com o objetivo de refletir sobre os aspectos éticos da vacinação e corresponsabilidade da rede de apoio às famílias, compartilhar experiências bem sucedidas entre os serviços de imunização da CRS Leste, avaliar os trabalhos desenvolvidos em 2017 e planejar as ações de imunização para o ano de 2018.
Os eventos aconteceram nos dias 06, 11 e 12 de dezembro 2017, em parceria com o CCD/COVISA e CVE e foi destinado aos profissionais de enfermagem, médicos e assistentes sociais das 116 Unidades Básicas de Saúde da CRS Leste e suas sete Supervisões Técnicas de Saúde: Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim, Itaquera, São Mateus e São Miguel. Também foram convidados os responsáveis das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) inseridas no território da Leste, COCEU da Secretaria Municipal da Educação, Conselhos Tutelares e demais convidados.


No dia 06 foi realizado o primeiro dia do Encontro, onde foram ministradas palestras sobre “Recusa Vacinal, Vacinação em Adultos e Idosos” pelo Dr. Guido Levi da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), “Ética nas Imunizações” pelo Dr. Gabriel Oselka da SBIM e “Justificativas de não vacinação na CRS Leste” pela Interlocutora de Imunização da CRSL Enfermeira Maria de Fátima Soares.
No dia 11 a CRS recebeu o Dr. Renato de Ávila Kfouri e Dra. Mayra Moura, ambos da SBIM que ministraram as palestras: “Conquistas e desafios em imunização” e “Discutindo Erros de Imunização”. Também participaram como palestrantes do tema Febre Amarela a Dra Helena Keiko Sato, diretora de Imunização da SES e Maria Lígia Baccioti Ramos Nerger, Subgerente de Imunização do CCD/COVISA. A experiência da Zona Norte com a vacinação cautelar contra febre amarela foi contada pela Interlocutora de Imunização da CRS Norte Simone Garcia.
No último dia do evento, aconteceu o VI Fórum Regional de Imunização Leste, em que foram apresentadas as palestras: “Risco de doenças imunopreveníveis” pela Subgerente de Imunização da COVISA Maria Lígia, “Imunobiológicos em 2017-2018 na CRS Leste” pela gerente do PADI Leste Amélia Naomi Saito Syosi, “Imunização na CRSL 2017-2018” pela interlocutora de imunização da CRSLeste Maria de Fátima Soares, “Educação em Imunização: responsabilidade compartilhada” pelo vice-presidente do COREN/SP Mauro Antonio Pires Dias da Silva e “Experiências bem sucedidas em Imunização” pelas UBSs do território da Leste.


Ao final das apresentações das Unidades, foram eleitos os 3 melhores trabalhos que receberam a Certificação Ouro – Busca Ativa: uma experiência do trabalho intersetorial entre UBS e rede escolar do território -UBS Cidade Líder I da STS Itaquera, Certificação Prata – Vacina BCG durante a amamentação: empoderamento da mãe e manejo da dor no recém-nascido - UBS Jd. Santa Barbara da STS São Mateus e Certificado Bronze – Persistência da equipe: um fator decisivo para garantia da imunização – UBS Primeiro de Outubro – Guaianases.

 

 

 

Autores: Ricardo Dias Erguelles – Diretor da Divisão Regional de Vigilância em Saúde da CRSLeste e Maria de Fátima Soares – Interlocutora de Imunização da CRSLeste.