Dia Internacional e Municipal do Voluntariado

"No dia 05 de Dezembro é comemorado o Dia Internacional e Municipal do Voluntariado, para comemorar, a Secretaria Municipal da Saúde planejou um evento para homenagear seus voluntários."

 O evento foi realizado na Galeria Olido e para a recepção houve um café de boas vindas e a entrega de materiais e brindes para seus participantes.
A abertura oficial contou com as falas de Volnei Gonçalves Pedroso, Coordenador de Gestão de Pessoas, de Sandra Regina de Godoy, Coordenadora do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde e de Cláudia de Crescenzo, Diretora da Divisão de Desenvolvimento de Carreira, que destacaram a importância do voluntariado e da participação dos presentes.
O Grupo Athena esteve no evento prestigiando com apresentações de dança do ventre.

Logo em seguida a Empresária Alexandra Fructuoso ministrou uma palestra com o tema “Maison Alexandrine- uma experiência voluntária e de resgate à cidadania”.
Alexandra Fructuoso é formada em administração hospitalar, mas encontrou sua paixão na moda e no voluntariado. Fundou a Maison Alexendrine, uma marca que não somente veste suas clientes, mas procura cuidar da saúde física e da alma das mesmas.
Juntamente com 25 mulheres, Alexandra criou uma ONG em uma sinagoga em São Paulo, que desenvolve todos os bordados e tramados de fita de gorgorão utilizados nas peças da marca. Através deste trabalho, além de uma fonte de renda, essas mulheres conseguiram se curar de estágios depressivos causados pela falta de oportunidade de ocupação.
Além desta ONG, Alexandra participa de diversos trabalhos voluntários e trouxe com sua palestra, uma motivação para que os participantes permaneçam no voluntariado.

Houve também a Premiação das Melhores Ações Voluntárias da SMS em sete categorias, onde 19 grupos se inscreveram, o que demonstrou o interesse dos gestores pelo voluntariado.
Na categoria Acolhimento o projeto “Acolhimento na Recepção Hospitalar” do HM Campo Limpo recebeu o prêmio. Na categoria Arte e Cultura o projeto “Oficina de Bonecas Abayomi” da Autarquia Municipal Sede venceu. Na categoria Bem estar Animal venceu o projeto Cãominhada da DVZ. O prêmio de Doulas foi para o HM Vila Nova Cachoeirinha e o de Empreendedorismo foi para a Feira de Artesanato do HSPM. Na Categoria Qualidade de Vida o projeto “Benedicto em Ação” do HM Benedicto Montenegro venceu e na categoria de Sustentabilidade venceu a Horta Jean mermoz da UBS Parque Imperial.
Para encerrar, os doutores “sorrisologistas” da ONG Conta Gotas falaram sobre seu trabalho e fecharam o evento com muita música e alegria.

 

 

Marcela Vieira