SIPAT na Secretaria Municipal da Saúde é marcada por eventos e palestras visando à conscientização sobre a saúde do trabalhador.

"Estes eventos foram uma iniciativa da CIPA do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, que programou a SIPAT de acordo com as necessidades e o perfil de adoecimento de seus servidores."


 

A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

As ações preventivas por parte da CIPA consistem em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho e estabelecer medidas para sua diminuição, extinção e/ou prevenção.

A CIPA do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, observando as necessidades e o perfil de adoecimento dos servidores no prédio em que se encontra e as da Prefeitura Municipal de São Paulo como instituição pública, estabeleceu como objetivo estratégico uma agenda especial para a SIPAT, que representa o período em que são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A programação foi idealizada iniciando-se com uma sensibilização ao assunto para os gestores e seguindo com palestras relacionadas ao maior índice de afastamentos e improdutividade na Prefeitura, o que foi distribuído da seguinte maneira:
 

Dia Palestra Palestrante
24 de Outubro “O retorno do investimento em programas de saúde e qualidade
de vida em empresas brasileiras”
Eduardo Ferreira Arantes
30 de Outubro “Saúde mental dos trabalhadores: de quem é a responsabilidade?”   Fátima Macedo
01 de Novembro  “A Saúde Bucal no Programa de Saúde do Trabalhador”  Edward Toshiyuki Midorikawa
Como podemos integrar a Abordagem: Distúrbios Músculo-Esqueléticos e
Programas de Qualidade de Vida”
Rosimeire Simprini Padula
09 de Novembro  “Nutrição Funcional: conceitos, aplicação nas empresas e case de sucesso”  Valéria Paschoal
"Estresse ocupacional e afastamento do trabalho por transtornos mentais" João Silvestre Silva Junior 

 
Com a devida autorização dos palestrantes, está sendo efetuada a distribuição dos conteúdos das palestras para todas as Secretarias e também para a população, através dos canais institucionais e das redes sociais.
 
 

  

24 de Outubro de 2017


“O retorno do investimento dos programas de promoção de saúde e qualidade de vida em empresas brasileiras”

 

No dia 24 de Outubro de 2017, o Dr. Eduardo Ferreira Arantes, especialista em Medicina do Trabalho, formado em Ergonomia e em Gestão de Saúde, autor de quatro livros e atualmente Diretor Técnico na Beecorp – Bem Estar Corporativo, ministrou a primeira palestra da programação da SIPAT para os servidores da SMS com o tema: “O retorno do investimento em programas de saúde e qualidade de vida em empresas brasileiras” no Espaço Multiuso da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo.


 

Durante a palestra, viu-se que todas as doenças afetam direta ou indiretamente o servidor público municipal no trabalho, pois, tanto as doenças comuns à população como as doenças relacionadas ao trabalho, as doenças profissionais e os acidentes de trabalho, diminuem ou impossibilitam a produção do mesmo. 

Com isto, no final, após apresentar diversos estudos, o Dr. Eduardo mostrou que o melhor que uma instituição pública ou privada tem a fazer é investir em programas para garantir a saúde e produtividade de seus trabalhadores, em vez de consumir todo seu recurso somente com assistência , pois aquela ação se torna mais rentável para a empresa a longo prazo.
 

 ¬ Confira a apresentação feita por Eduardo Arantes (arquivo .pdf - 3,42mb)

 

 

30 de Outubro de 2017


 

“Saúde mental dos trabalhadores: de quem é a responsabilidade?”

No dia 30 de Outubro de 2017, a Psicóloga do Trabalho Fátima Macedo, especialista em Promoção de Saúde e Qualidade de vida nas Organizações, ministrou uma palestra com o tema “Saúde mental dos trabalhadores: de quem é a responsabilidade?”.





A psicóloga falou sobre o que é saúde e enfermidade, especialmente em relação à saúde emocional, pois os transtornos mentais e de comportamento são as principais causas de incapacitação no Brasil, afetando todas as áreas da vida, especialmente o local de trabalho.

Foi falado sobre o estigma e a ação dos estressores psicossociais que podem gerar agravos reversíveis ou não, de acordo com o perfil de cada um e a oferta ou não de assistência. Dependendo da intensidade e duração o sofrimento emocional poderá evoluir para um transtorno psiquiátrico nos servidores.

Destaque de utilidade pública foi a citação de que o estresse no local de trabalho é um problema organizacional e não do indivíduo, diminuindo sua produtividade e eficiência. A partir disso explicou-se o papel dos atores sociais mais comumente envolvidos a fim de diminuir o sofrimento psíquico no local de trabalho.

Ao final da palestra a psicóloga esclareceu os mitos e verdades referentes ao tema e falou como reconhecer um problema no ambiente de trabalho, mostrando que a responsabilidade é compartilhada.

 

 

01 de Novembro de 2017


 

 

A Saúde Bucal no Programa de Saúde do Trabalhador” por Edward Toshiyuki Midorikawa e “Como podemos integrar a Abordagem: Distúrbios Músculo-Esqueléticos e Programas de Qualidade de Vida” por Rosimeire Simprini Padula.

No dia 01 de Novembro o cirurgião-dentista Edward Toshiyuki Midorikawa, vice-diretor do Departamento de Odontologia do Trabalho da APCD/ABCD, ministrou uma palestra sobre “A Saúde Bucal no Programa de Saúde do Trabalhador”. Ele também é gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Leste.

Durante a palestra, Edward mostrou a importância da saúde bucal dos trabalhadores. A relação de algumas das doenças bucais como a cárie, doenças periodontais, infecções odontológicas, disfunções têmporo- mandibulares e até a ausência de dentes podem influenciar atividade de trabalho, além de exemplos de doenças profissionais com manifestação bucal.

A falta de saúde bucal interfere no desempenho do trabalhador podendo ser causa de falta ao trabalho, ou absenteísmo de corpo presente aumentando o risco de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho.

A Odontologia do Trabalho é a especialidade da odontologia que tem como objetivo o estudo dos fenômenos que podem influenciar ou serem influenciados pelo ambiente de trabalho. Seu foco deve ser a prevenção, a reabilitação e a preservação da saúde dos trabalhadores, que podem ser efetuadas através da análise, organização, planejamento, execução, avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde bucal, avaliação técnica e perícia.

Sendo assim o objetivo de prevenir as doenças, monitorar e manter a saúde bucal dos trabalhadores, ver a relação com a atividade desempenhada e o ambiente de trabalho, é adotar medidas que diminuam o risco de adoecimento e acidentes de trabalho, e com isso todos se beneficiam: os trabalhadores, a instituição, o SESMT e até o Governo.
 

 


Logo em seguida, a fisioterapeuta Rosimeire Simprini Padula, membro da Diretoria do Comitê de Responsabilidade Social – FIESP e do Comitê Editorial – Brazilian Journal of Physical Therapy (BJFT), ministrou uma palestra sobre “Como podemos integrar a Abordagem: Distúrbios Músculo- Esqueléticos e Programas de Qualidade de Vida”.

A Dra. Rosimeire citou que 95% das causas de dor nas costas são relacionados a fatores mecânicos e/ou posturais, falou sobre a duração dos sintomas e sobre as possíveis intervenções que podem ser realizadas no próprio local de trabalho para que os mesmos possam ser evitados, diminuindo assim o número de afastamentos ocasionados por este problema. Destacou que a demora em se buscar atendimento nos casos de dor lombar é muito comum.
 

¬ Confira a apresentação feita por Edward Toshiyuki Midorikawa (arquivo .pdf - 4,11 mb)

¬ Confira a apresentação feita pela Rosimeire Simprini Padula (arquivo .pdf  - 532 kb)


Apresentação Edward Toshiyuki Midorikawa

 
Apresentação Rosimeire Simprini Padula


 

 

   

 09 de Novembro de 2017

 

 

“Nutrição Funcional: conceitos, aplicação nas empresas e case de sucesso” por: Valéria Paschoal e “Estresse ocupacional e afastamento do trabalho por transtornos mentais” por: João Silvestre Silva Junior

No dia 09 de Novembro a Nutricionista Valéria Paschoal, Mestre na área de Nutrição e Pediatria, Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional, Nutricionista do CSA Brasil e Editora Científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional, falou sobre “Nutrição Funcional: conceitos, aplicação nas empresas e cases de sucesso”.

A nutrição colabora em aproximadamente 70% na prevenção do aparecimento de doenças. A alimentação saudável, as atividades físicas (tanto aeróbicas quanto anaeróbicas) e o sono, são essenciais para a melhoria da nossa qualidade de vida.

A inativação dos genes inflamatórios depende da alimentação, através da diminuição da ingestão de açúcar, cereais refinados, ácidos graxos trans e saturados, embutidos, alimentos alergênicos, alimentos industrializados, agrotóxicos e resíduos de antibióticos.

A nutricionista explicou como substituir ou reduzir o consumo de cada um destes alimentos e o mal que eles causam a nossa saúde quando consumidos em excesso.
O Guia de Alimentação Saudável do Ministério da Saúde, indicado durante a palestra, pode auxiliar os trabalhadores na identificação dos produtos alimentícios e dos alimentos, facilitando a reeducação dos hábitos alimentares.
 

 

 

Logo em seguida, o Médico do Trabalho Perito do INSS e Especialista em Saúde pública Dr. João Silvestre da Silva Júnior, ministrou uma palestra com o tema: “Estresse ocupacional e afastamento do trabalho por transtornos mentais”, onde ele abordou os principais sintomas, desencadeamentos e desfechos desta doença.

Foram pontuadas as reações fisiológicas causadas que vão do alerta à exaustão e também as condições e as atitudes dos companheiros de trabalho que podem ocasionar este problema.

O estresse pode suscitar transtornos mentais, doenças cardiovasculares e distúrbios osteomusculares e gastrointestinais, que trazem também riscos psicossociais.

Um estudo realizado pelo Dr. João Silvestre, levantou dados referentes a afastamentos por conta deste problema dentro da Previdência Social, relatando suas causas e sintomas e constatando que, naquele ambiente, mulheres brancas e de alta escolaridade sofreram algum tipo de violência no âmbito trabalhista e que os principais sintomas do estresse ocupacional vinham da alta exigência, do baixo apoio social, do desequilíbrio esforço- recompensa e do alto excesso de comprometimento.

Sendo assim, fica como responsabilidade das empresas orientadas, a avaliação dos fatores psicossociais no trabalho, a identificação das situações com grande carga de enfrentamento, o mapeamento de casos subclínicos e a elaboração de programas de prevenção.
 

 

¬ Confira a apresentação feita pela Valéria Paschoal (arquivo .pdf - 5,76mb)

¬ Confira a apresentação feita pelo João Silvestre da Silva Júnior (arquivo .pdf - 1,78mb)

 

Apresentação Valéria Paschoal

1ª parte:


2ª parte:

 

Apresentação João Silvestre da Silva Júnior

1ª parte:
 
2ª parte:

 

 

 

 

 


Marcela Vieira e Raphael Werneck

Com participação de: Roberto Almeida e Edward Toshiyuki Midorikawa