Coordenadoria Norte realiza programação especial para o Outubro Rosa

"Dia especial de conscientização na sede teve palestra e atividade de relaxamento para as funcionárias"

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) aderiu mais uma vez ao Outubro Rosa. No dia 09/10, as mulheres vestiram rosa para a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama.

Na parte da manhã o dia foi iniciado com a prática de Liang Gong, com Elaine Herrero. Em seguida, a programação contou com uma palestra realizada pela ginecologista e assessora técnica da CRSN, Cristina Helena Rama, sobre “prevenção do câncer de mama” para as funcionárias.

“O câncer de Mama é o mais freqüente e também com a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Envolve fatores como: consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo. A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco, aumentando os casos após os 50 anos. Histórico familiar de câncer de mama também é um grande fator de risco”, explicou a ginecologista.

Para encerrar o dia, foi proporcionada uma sessão de relaxamento com Cecilia Pelegrino de Oliveira, as mulheres tiveram 30 minutos para descansar e esquecer dos problemas. “Para sairmos um pouco da correria do dia a dia é importante dedicar um pouco de tempo a esse momento de viagem momentânea, sem problemas, e transmitir mais os sentimentos através desse relaxamento. O ideal é realizar essa atividade duas vezes por semana”, disse Cecília.

Edvania Lisboa dos Santos, estagiária de administração, gostou de participar das atividades. “Tivemos uma terapia relaxante que nos tranquilizava e tirava um pouco do estresse, aprendemos que temos que realizar exercícios e por mais que fiquemos sentadas por causa do trabalho, temos que esticar as pernas e andar um pouco”, declarou.

O Ministério da Saúde reforça a importância de todas as Mulheres saberem sobre os sinais e sintomas que precisem de atenção: qualquer nódulo em mulher com 50 anos ou mais; nódulo que persiste em mais de um ciclo menstrual (com mais de 30 anos); nódulo endurecido ou fixo ou que aumenta; descarga sanguinolenta; lesão eczematosa persistente; aumento dos gânglios da axila; retração da pele ou aspecto de casca de laranja; alteração no formato do mamilo; homem com tumor unilateral.

Outubro Rosa na região

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte também preparou uma programação especial em suas Unidades de Saúde para celebrar o Outubro Rosa através da conscientização. 

 

 

Por Aline Oliveira