CCZ promove palestra “Introdução à Cultura Guarani”

Conceitos fundamentais sobre a questão indígena, legislação e aspectos socioculturais da população guarani das aldeias da cidade de São Paulo foram alguns dos assuntos abordados na palestra “Introdução à Cultura Guarani”, que aconteceu no dia 3 de novembro de 2015, no Auditório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O objetivo foi oferecer aos servidores que atuam junto às populações indígenas na execução de ações de vigilância à saúde, informações acerca da cultura guarani, para que sejam observadas as diferenças culturais quando do planejamento das atividades.

As palestras foram proferidas pelas representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI): Maria Lúcia Brant de Carvalho e Maíra Bueno Pinheiro, indigenistas especializadas e pelo educador do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI): Pedro Luiz Macena, guarani da Aldeia Jaraguá. O evento esteve dirigido aos servidores que fazem parte dos Serviços de Ações Especiais (SAE), do CCZ e das Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) Pirituba/Perus, zona Norte e Parelheiros, zona Sul, que tem nas respectivas regiões as aldeias indígenas Jaraguá,Tenonde Porã e KruKutu e Kalipal.

Promovida pela Subgerência de Gestão de Pessoas (SUGEPE/CCZ/COVISA), em atendimento à demanda do SAE, a palestra surgiu diante da necessidade de conhecimento da cultura indigenista, por conta das atividades desenvolvidas junto à comunidade que visam a redução de possíveis danos e agravos, a prevenção da saúde, bem como o controle da população de cães e gatos e de zoonoses.