Sensibilização em Cuidados Paliativos

 

A Coordenação de Gestão de Pessoas – CGP e a Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas – GEDEP possuem como uma das principais premissas o planejamento de estratégias de Desenvolvimento de Pessoas que contribuam para a consolidação das diretrizes de SMS, de maneira integrada e com base nas regiões de Saúde, para a excelência no atendimento aos usuários dos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas é composta por vários núcleos, entre eles o Núcleo de Aprimoramento e Atualização que coordena, negocia e monitora a execução das contrapartidas de Uso do Solo Municipal por instituições de saúde e contratualizações dos Hospitais de Ensino, no âmbito do Município de São Paulo, no que se refere a processos de desenvolvimento de pessoas.

Cuidados Paliativos “consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente) e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".(OMS 2002).


A Sensibilização em Cuidados Paliativos, foi ministrada pelo Núcleo Integrado de Cuidados Paliativos – Domiciliar-Hospitalar (NICP-DH), do Instituto de Infectologia ER/Divisão Científica – SEPAC, sob responsabilidade da Dra. Marina de Fátima Rossi Monteiro Paiva - Chefe de Saúde II/Áreas Multidisciplinares e Aprimoramento Profissional, decorrente de contratualização com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas - Hospital de Ensino.

Foi desenvolvida com o objetivo de favorecer a aquisição do conhecimento da filosofia de cuidados paliativos, possibilitando que profissionais da rede de saúde integrem na prática profissional, aspectos relacionados aos confortos físico, social, psíquico e espiritual na assistência a pacientes com HIV/AIDS em qualquer estágio de doença.
O NICP-DH tem por objetivo o atendimento em Cuidados Paliativos, prestando assistência especializada no alívio do sofrimento de pacientes, incluindo aqueles com sintomatologia de difícil controle, e/ou fora de recursos terapêuticos de cura. Também faz parte do atendimento o acompanhamento dos familiares e cuidadores.
Para ser atendido por essa equipe o paciente precisa portar uma doença que não responda a cura, mas não necessariamente deve ser um paciente em estado terminal.
O Núcleo Integrado de Cuidados Paliativos – Domiciliar-Hospitalar (NICP-DH) é composto por médicos, nutricionistas, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, assistentes sociais, psicólogas, terapeutas ocupacionais, capelães( católico e evangélico).


O conteúdo Programático da Sensibilização em Cuidados Paliativos foi desenvolvido pela equipe multiprofissional de cuidados paliativos do IIER , nos dias 16 e 17/2015, e abrangeu:

• Histórico dos Cuidados Paliativos

• Conforto Físico – Necessidades e Abordagens

• Conforto Social - Necessidades e Abordagens

• Conforto Psicológico - Necessidades e Abordagens

• Conforto Espiritual – Necessidades e Abordagens

• Apresentação do Caso Clínico - Divisão em Grupos Multiprofissionais

• Identificar em grupo as necessidades e abordagens em Cuidados Paliativos para o caso clínico.

• Apresentação da produção do grupo.

• Plenária – Discussão dos Conceitos de Cuidados Paliativos e sua prática.

 

O publico alvo, desta vez, foram profissionais de nível superior, que atuam nas EMADS – Programa Melhor em Casa.

Participaram efetivamente das atividades propostas e discussão do caso clínico.

Os participantes tiveram uma oportunidade produtiva, com ampliação de conhecimentos, o que certamente contribuiu para o desenvolvimento profissional que irá refletir no atendimento aos usuários dos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fotos do evento: