Share

Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho


Comitê Municipal de Humanização

É um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos. A formação de Grupos Técnicos de Humanização (GTH) institui-se em qualquer instância do SUS e estes são integrados por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho, as relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários. Todos podem participar desses grupos: profissionais da saúde, técnicos, funcionários, gestores, coordenadores e usuários, ou seja, todos aqueles que estejam implicados na construção de propostas, para promover ações humanizadoras que aprimorem a rede de atenção em saúde, as inter-relações das equipes e a democratização institucional nas unidades de prestação de serviço ou nos órgãos das várias instâncias do SUS.

A política de Humanização é transversal e perpassa por todos os programas da Secretária Municipal da Saúde (SMS).

Voluntariado da Saúde

O programa estimula o atendimento humanizado nas unidades de saúde, exercendo a cidadania e desenvolvendo ações que contribuem para a qualidade de vida dos usuários dos serviços públicos de saúde. As atividades voluntárias são desenvolvidas pelo cidadão interessado na melhoria da qualidade do atendimento dos usuários das unidades públicas de saúde. Confira o portal do voluntário.

  


Brincar é Coisa Séria

Desde 2001 são desenvolvidas ações de acolhimento às crianças e adolescentes com a implantação nas unidades de saúde de espaços lúdicos que possibilitam aos pacientes momentos de lazer, fantasia, imaginação e criatividade. Essas ações favorecem seu restabelecimento físico e emocional; podem amenizar o trauma de uma internação e a ansiedade na espera por uma consulta ambulatorial; além de incentivar a aproximação entre a família, o paciente e a equipe de saúde.

Confira o Manual de Brinquedotecas (arquivo .pdf - 3,25mb)

Listagem completa das brinquedotecas

Mapa das brinquedotecas (arquivo .pdf - 230kb)

 

 

Readaptação Funcional

É a atribuição de atividades compatíveis com a capacidade física ou psíquica do servidor, dependendo sempre do exame médico pericial realizado pelo DESS.
A Interlocução do programa ocorre de forma descentralizada nas Coordenadorias Regionais de Saúde, SAMU, Hosp. Cachoeirinha, AHM e tem um papel fundamental no desenvolvimento de ações que valorizem o servidor readaptado, garantindo sua integração junto à equipe e em suas atividades profissionais, com foco em sua Qualidade de Vida no Trabalho.

 

Projeto Qualidade de Vida no Trabalho


Tem a finalidade de incentivar e programar ações preventivas de promoção á saúde e qualidade de vida dos para os profissionais da SMS/SP. 
 

Programa Municipal de Saúde do Trabalhador do Controle de Zoonoses e Animais Sinantrópicos, tem como proposta orientar a execução das atividades laborais e acompanhar a saúde dos trabalhadores em situações de risco, específicas da natureza do seu trabalho, priorizando aqueles com exposição potencial a substâncias nocivas à saúde utilizadas no controle de insetos, ratos e outros animais sinantrópicos de interesse à saúde pública. É realizado em parceria com a Assessoria Técnica de Saúde do Trabalhador, COVISA e DESS.

Treinamento Suporte Básico de Vida e utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA).Tem por objetivo desenvolver no âmbito da SMS, mais precisamente, nas dependências do edifício sede, programa de treinamento em Suporte Básico de Vida – SBV, para funcionários, das mais diversas categorias profissionais, com o objetivo de organizar Equipes de Alerta e Primeira Resposta capazes de iniciar o atendimento inicial nas urgências que venham a ocorrer com outros funcionários ou visitantes, durante o horário de funcionamento da SMS.
 

  

AlimentAção

Programa que dispões estimular para a alimentação saudável e a reeducação alimentar, sensibilizar para o auto gerenciamento com vistas a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos profissionais que atuam no prédio do gabinete da SMS. 

 

Você em Foco

 O programa Você em Foco é de responsabilidade do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida da Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde e realizado em parceria com o Núcleo de Comunicação da Escola Municipal de Saúde.
Vai ao ar, com temas inéditos, às sextas-feiras ao meio dia no Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável, e reprisado ao longo de toda a semana para que todos os servidores tenham a oportunidade de assistir. Tem como público os servidores da SMS-SP e por objetivo abordar temáticas da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, enfocando duas dimensões: “Vida Saudável" e "Você no Trabalho".
São convidados para o programa especialistas em diferentes temas e áreas, a fim de sensibilizar, despertar e compartilhar com os trabalhadores conhecimentos e dicas sobre assuntos envolvendo a saúde, a qualidade de vida e como transformar seu dia a dia de trabalho.

O programa disponibiliza um e-mail (canalprofissional@prefeitura.sp.gov.br) através do qual o servidor poderá tirar suas dúvidas e enviar perguntas sobre os temas abordados, as quais serão prontamente direcionadas aos especialistas a fim de serem sanadas.

Pensando em construir um programa cada vez mais eficiente, eficaz e que seja de interesse do servidor, e-mails com sugestões e comentários poderão ser encaminhados para a coordenação do programa no e-mail: ferapsilva@prefeitura.sp.gov.br
E, ainda, pensando no servidor, todos os vídeos ficam disponíveis no Canal Profissional Rede São Paulo Saudável  para serem acessados a qualquer dia e horário.


 


Coral da SMS

Sob regência do maestro Jorge Salgado, este coral é composto por trabalhadores da SMS-GAB e os ensaios acontecem às 5ª feira das 12 às 13hs. Seu objetivo é a construção de processos de trabalho mais saudáveis e humanizados.

 

 

PreParar - Programa de Preparação para Aposentadoria

 

É um programa da GEDEP/CGP/SMS que tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a mudança e enfrentamento para a nova fase da vida que ocorre na aposentadoria, garantindo ao servidor a possibilidade de
preparar –se antecipadamente para esta mudança.

O Artigo 28, Capítulo VI – Da Profissionalização e do Trabalho, da Lei no. 10.741 de 1º. de outubro/2003, que regulamenta o Estatuto do Idoso, prevê a implantação de Programas dessa natureza em empresas públicas e privadas.

 

O PreParar, cuja participação é voluntária, está organizado em encontros semanais e uma consultoria individual para o cálculo dos recebimentos na aposentadoria.
O PreParar é coordenado pelas Diretorias de: Diretoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas - GEDEP; Benefícios e Remuneração-GEBER e pelo Núcleo de Atendimento aos Profissionais da Saúde-NAPS.

O Programa PreParar é regionalizado e está sendo realizado em todas as Coordenadorias.


Acesse o portal do PreParar

 

Ana Hiroco Hiraoka
Cristiane Salmoria Machado

Denise Nudel
Fernando Aparecido da Silva
Silvia Helena de Oliveira

CONTATO:
Tel: 3397-2046 e 2047