Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019 | Horário: 10:04

Reunião do GTEPS de Dezembro

O encontro contou com a apresentação da equipe do Programa Municipal de DST/AIDS sobre a eliminação da transmissão vertical do HIV, na cidade de São Paulo.

 Por Renata Puosso

Na quarta-feira (18/12/2019), no auditório da Escola Municipal de Saúde (EMS), aconteceu o último encontro deste ano do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS).

A reunião teve início com a apresentação da Dra. Ana Maria Pedroso de Campos Neta, da área de Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), que expôs aos participantes sua dissertação de mestrado profissional com o tema: “A Residência Multiprofissional em Hospital Assistencial”.

A temática partiu de sua experiência profissional, ao implantar o Núcleo de Residências em Saúde da Autarquia Hospitalar Municipal, em 2011. Ao se aprofundar nesse importante tema, a Dra. Campos evidenciou a contribuição que a residência traz para o hospital, como ela fortalece o trabalho em equipe e como isso aprimora a educação permanente em saúde. Em sua apresentação, explicou como foi feita a exploração da literatura do tema, a coleta dos dados, as entrevistas e o relatório técnico de recomendações para os gestores dos hospitais pesquisados. E para expor melhor os resultados, as hipóteses da pesquisa foram dividas em quatro núcleos temáticos, são eles: o papel da residência; potencialidades; fragilidades e sugestões para o aprimoramento.

Destacou: “Eu desejo que este estudo possa contribuir para a ampliação dos programas de residência, não só aqui no município, mas em outros locais e isso pode ser aplicado não só em hospitais, mas em qualquer implantação de residência, pois os dados são semelhantes. E que traga o fortalecimento das ações de saúde e também que possamos sempre seguir as diretrizes do SUS.” Dra. Campos finalizou sua apresentação dizendo que o material será disponibilizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) pelo HSPM, e após o encerramento, houve abertura para diálogos e perguntas.

Dando continuidade na reunião, a professora Patrícia Montanari, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), falou sobre a experiência do “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) / Interprofissionalidade”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a FCMSCSP (pelo Departamento de Saúde Coletiva). A professora Montanari destacou a publicação do 10° edital do programa que foi lançando em julho de 2018, e falou sobre o primeiro semestre de atividades, onde teve um escopo mais teórico de entendimento e uma aproximação de questões relativas à multiprofissionalidade, trabalho colaborativo e em equipe, e o conceito de interprofissionalidade.

A composição dos grupos tutoriais contém professores, preceptores e tutores que foram organizados e distribuídos em cinco grupos, nas quais representam os cinco serviços envolvidos/ parceiros no programa. São eles: CTA; CSE Barra Funda; SAE Campos Elíseos; UBS Santa Cecilia; URSI. E para cada grupo correspondente a um serviço, foram distribuídos os alunos das graduações da FCMSCSP dos cursos de: Fonoaudiologia, Enfermagem, Medicina, Tecnólogo em Radiologia e Tecnólogo em Sistemas Biomédicos. Atualmente os alunos e profissionais somam cerca de 67 pessoas participantes do PET. Ao final, foi aberto espaço para comentários e perguntas.

Prosseguindo, o Dr. Valdir Monteiro Pinto, do Programa Municipal de DST-AIDS, apresentou o certificado recebido do Ministério da Saúde (MS) pela eliminação da transmissão vertical do HIV em São Paulo. Para que o município de São Paulo atingisse este nível de eliminação da doença, diversas ações estratégicas foram realizadas ao longo de 2019 para que o resultado fosse positivo.

Entre elas destacam-se as 26 unidades municipais especializadas em DST-AIDS; a distribuição cerca de 85 milhões de preservativos (até nov. 2019), localizadas em displays fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e estrategicamente colocados em 26 terminais urbanos, também na linha privada do metrô (amarela) e agora nas linhas públicas (azul e vermelha). Segundo dados, estes displays externos são responsáveis por 33% da distribuição de preservativos no município.

Outras ações de destaque são a parceria com a Rede de Proteção Mãe Paulistana, que fazem um monitoramento com a gestante, desde as consultas de pré-natal, o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê, informando os testes e vacinas que devem ser tomadas. A publicação no Diário Oficial da portaria sobre a Linha de Cuidados da Sífilis e da Linha de Cuidados de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) / Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) / Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). A inclusão de dois testes de HIV nos exames de pré-natal. O aplicativo TVSP (Transmissão vertical da sífilis, HIV e hepatite no município de São Paulo), que serve como uma “cola” para que o profissional de saúde possa tirar dúvidas dos pacientes e até ajudar na interpretação do diagnóstico. E também há a plataforma ECHO, que é um portal virtual de aprendizagem (online) em parceria com a Universidade do Novo México (EUA), onde a Rede traz um caso clínico (em andamento) e ele é discutido durante 1 hora, por aqueles que estão acessando a plataforma no momento do encontro e assim, todos podem apreender e replicar as ações sugeridas. Muito elogiado, antes do término da reunião, houve abertura para diálogos e perguntas sobre o assunto.


Dr. Valdir Monteiro Pinto do Programa Municipal de DST-AIDS. Foto: Renata Puosso

Por fim, a coordenadora da Divisão de Educação da EMS, Betina Black Dalarmelino, comentou sobre mais uma participação no Ciclo de Encontros de Apoio Institucional às Escolas de Saúde Pública, que ocorreu em Brasília. Como informes do encontro, ficou estabelecido que ao final do Ciclo haverá uma publicação escrita sobre todo o processo que foi discutido nesses encontros, servindo de divulgação e consulta. Haverá também encontros em 2020 e uma visita do grupo organizador a cada escola participante. Aqui na Escola Municipal de Saúde (EMS), a visita será no dia 16 de janeiro de 2020. Para encerrar, ficou estabelecida que a próxima reunião do GTEPS será em fevereiro de 2020.

Sobre o GTEPS:

O Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS) é um fórum de discussão e pactuação de estratégias de educação permanente em saúde em todas as instâncias da estrutura organizativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tendo junções consultivas junto ao Colegiado de Gestão Regional de São Paulo. Tem como objetivo propor as diretrizes para a implantação e implementação da formação e do desenvolvimento dos recursos humanos na saúde em consonância com os princípios preconizados pelo SUS, com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e com os eixos prioritários da SMS, definidos no Termo de Compromisso da Gestão do Pacto pela Saúde. O GTEPS é constituído por Plenária integrando um representante e um suplente de cada órgão e ente da SMS, constituído por membros permanentes e membros convidados, dependendo da pauta da reunião. As reuniões são coordenadas pela diretoria da Escola Municipal de Saúde (EMS) e realizadas mensalmente, as terceiras 5ª feiras do mês, no auditório da Escola.

Em 2019, tivemos reuniões ordinárias nos meses de março, abril, maio, junho, setembro, outubro, novembro e dezembro com a participação dos diretores das seis Escolas Regionais e representantes de COVISA, AHM, HSPM e EMS, totalizando 250 participantes somando todos os encontros. Uma média de 32 participantes por reunião.

 

VEJA TAMBÉM:

Leia na íntegra as pautas discutidas nos encontros do GTEPS em 2019:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=288819
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=286685
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=284902
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=279357
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=280276
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=280274

 

collections
Galeria de imagens