Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 | Horário: 14:55

Escola Municipal de Saúde desenvolve campanha de sensibilização para Coleta do Quesito Cor no preenchimento do cartão SUS

“Minha Cor Eu Declaro” é o mote da campanha criada pelo Núcleo de Comunicação da EMS, apresentado no seminário sobre a saúde da população negra

 Por Renata Puosso

Apresentação artística no seminário: Implementação da política nacional de saúde integral da população negra na cidade de São Paulo. Foto: Oswaldo Meireles

Na última sexta-feira (22/11/2019), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu o seminário “Implementação da política nacional de saúde integral da população negra na cidade de São Paulo”. O seminário focado na linha de cuidado da saúde da população negra aconteceu na Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), e contou com palestras, apresentações artísticas e o lançamento do vídeo da campanha de sensibilização para coleta do quesito raça cor.

Compondo a mesa de abertura do evento estavam o Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido dos Santos, a Secretária Executiva Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Elisa Lucas Rodrigues, a Coordenadora da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CS), Dra. Ivanilda Marques, a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra, Valdete Ferreira dos Santos e o Coordenador da Área Técnica de Doenças Crônicas, Dr. Edmir Peralta Albuquerque.


Mesa de abertura do evento com a presença do Secretário Municipal de Saúde - Edson Aparecido. Foto: Oswaldo Meireles

O secretário Edson Aparecido destacou em sua fala a importância de estabelecer políticas públicas que tenham continuidade, independentemente do governo que esteja no poder. “Devemos construir políticas públicas que não sejam apenas iniciativas isoladas, por um período, uma época ou um governo, mas que se transformem em políticas de Estado. Isso é o que estamos fazendo aqui hoje”.

Após a mesa de abertura, foram apresentadas as palestras sobre os protocolos da Linha de Cuidados das Doenças Raras e da Linha de Cuidados em Doenças Crônicas. Seguindo, a coordenadora, Valdete Santos, falou sobre o preenchimento do campo raça e cor nos sistemas de informação em saúde do SUS.

Segundo levantamento, o banco de dados do Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA Saúde) não estava adequado às especificações de acordo com o IBGE e não serviam para fazer estudos estatísticos, como exemplo, um levantamento epidemiológico, que ajuda na formulação de novas políticas públicas. Desde 2014, o campo de preenchimento “não informado” – que passou a ser obrigatório - era o mais utilizado na hora da inscrição, e isso, dificultava a verificação dos dados. A partir da realização de um estudo, surgiu a necessidade da retirada do item “não informado”, para readequações e o fortalecimento do atendimento.

Visando sensibilizar os agentes e profissionais de saúde na hora do preenchimento do formulário de identificação de raça e cor, um conjunto de ações foi elaborado em parceria com a Escola Municipal de Saúde (EMS). Entre eles, está o curso de “Qualificação da coleta do Quesito Cor nos Sistemas de Informação da Secretaria Municipal de Saúde/SP”, feito através do setor de EAD da Escola, com carga horária total de 16 horas e inicio previsto para o dia 09/12. Veja mais informações sobre o curso aqui.

A campanha “Minha Cor Eu Declaro”, criada em parceria com o Núcleo de Comunicação da Escola Municipal de Saúde (EMS), contou com o desenvolvimento da identidade visual dos cartazes, que serão distribuídos nas UBSs e, na produção de vídeos que falam sobre a importância da autodeclaração. A coordenadora do Núcleo de Comunicação da EMS, Waleska Rodrigues, comentou sobre a parceria: “A criação da campanha envolveu todas as áreas do nosso setor: design gráfico, audiovisual, animações, produção textual e de roteiros, tudo isso guiado por uma pesquisa que fizemos sobre o tema e as formas que ele já foi abordado anteriormente. Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente em consideração à importância e à diferença que essa sensibilização vai fazer para os trabalhadores que fazem essa coleta, para as áreas técnicas que analisam esse dado tão importante, e também para a população, incentivando a autodeclaração”.


Valdete Ferreira dos Santos apresentando a campanha – Minha Cor Eu Declaro. Foto: Oswaldo Meireles


Valdete Ferreira dos Santos apresentando o vídeo da campanha – Minha Cor Eu Declaro. Foto: Oswaldo Meireles

Após a demonstração dos vídeos, foi apresentado informações do 3° Boletim CEInfo – Análise com Recorte Étnico Racial, um documento feito pela SMS, que será disponibilizado em formato eletrônico. Por último, as Escolas Regionais de Saúde (EMSR), trouxeram relatos de experiências exitosas na área da saúde, que ocorreram em seus territórios.


Assista aos vídeos da campanha Minha Cor Eu Declaro pelos links:


https://www.youtube.com/watch?v=TFbT-fT6Paw&t=9s
https://www.youtube.com/watch?v=lGutPaVkEek&t=2s

 

collections
Galeria de imagens