Secretaria Municipal da Saúde

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Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 | Horário: 10:13

Reunião do GTEPS de Novembro

O encontro contou com a apresentação do setor de Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)

 Por Renata Puosso

Na última quinta-feira (21/11/2019), no auditório da Escola Municipal de Saúde (EMS), aconteceu mais uma reunião do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS).

A reunião teve início com a apresentação de Denise Santos Vilella, do Núcleo de Educação em Urgências (NEU). A equipe do NEU que foi estruturada em 2008 atualmente está locada na Escola Municipal de Saúde, desde o final de 2017. Além da equipe central, eles contam um instrutor em todas as Escolas Regionais que ajudam nas capacitações e em outros projetos. Durante sua fala, Denise apresentou o projeto de capacitações previstas para o ano de 2020, com o foco no Componente SAMU. Muitas dessas atualizações serão cursos a distancia (EAD), direcionados aos profissionais de saúde, mas com possibilidades de alguns deles serem abertos à população.


Denise Santos Vilella – Núcleo de Educação em Urgências. Foto: Renata Puosso

Para o componente SAMU estão previstas: atualizações periódicas dos cursos, a mudança no protocolo da American Heart Association (AHA) que deve ser repassado aos profissionais atuantes e, a capacitação obrigatória aos profissionais recém-chegados no SAMU. Outra proposta para o próximo ano é o curso em EAD de Emergências Clínicas (com cerca de 16 horas), direcionado à médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. O curso foi feito em contrapartida com a Universidade de São Paulo (USP), que gravou o conteúdo e disponibilizará na sua plataforma digital (Moodle), subsequente a isso, a equipe do NEU fará a distribuição das vagas com o apoio das Escolas Regionais. Além destes, outro projeto a ser lançado é o curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros, uma parceria que será direcionada para os profissionais da rede municipal da saúde e da educação. Ao todo, serão 20 horas semipresenciais, sendo 16 horas em EAD e 4 horas de encontro presencial. O curso foi gravado no estúdio da EMS e está previsto para começar no primeiro trimestre de 2020. Por fim, há também o projeto de capacitação de Emergência Pediátrica, que ainda está em construção. O objetivo de todos esses projetos é capacitar e preparar agentes multiplicadores para diminuir casos recorrentes, fazendo com que todos saibam como acionar o serviço do SAMU corretamente.

Dando continuidade na reunião, a Dra. Márcia Fernandes, do programa Medicina de Família e Comunidade (MFC) da 8ª COREME, fez um relato sobre sua participação no Congresso Brasileiro de Educação Médica (57° COBEM). Em sua fala, Fernandes trouxe algumas referências e deu destaque ao eixo de Currículo e metodologia de ensino-aprendizagem com o tema: currículo planejado e currículo aprendido.

Destacou: “O currículo oculto seria aquilo que a gente transmite de mensagem, seja aquilo que a gente acredita de valores, seja aquilo que a gente tem de estrutura, e que formam os outros. São os valores morais, culturais e sociais que não estão escritos, mas que são transmitidos o tempo inteiro... E qual seria a saída para isso? É necessário criar ambientes e rotinas de trabalho para que haja a vazão e o aprendizado oculto apareça”. No final da apresentação, houve abertura para diálogos e perguntas.


Márcia Fernandes – Medicina de Família e Comunidade- 8ª COREME. Foto: Renata Puosso

Seguindo as apresentações, a Dra. Juliane Burgatti, da área de Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), fez um relato de experiência sobre as residências médicas. Atualmente no HSPM, há 164 vagas ocupadas por residentes em diversas especialidades, e estes, são avaliados por indicadores de ensino. O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma produção científica feita individualmente e é obrigatório para que todos os residentes concluam sua residência médica. Baseado nos princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde deve agregar conhecimento ao aluno/residente, à equipe, ao serviço e trazer melhorias no cuidado aos pacientes.

Para a elaboração do TCC, o aluno tem o apoio do orientador e da Bibliotecária do HSPM. Para tal, foi elaborado um manual de redação de TCC que pode ser utilizado pelo aluno e quando o aluno está na R1 deve fazer o Curso de Metodologia Científica. Também é oferecido um Curso de acesso à base de dados. O trabalho é submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa. Além disto, já foram realizados três simpósios de metodologia científica para os residentes e demais interessados. No HSPM existe um cadastro de pesquisa interna dos TCCs e geralmente em outubro de cada ano, é realizada a “Semana de apresentação de TCCs”, sendo que depois os trabalhos também são inseridos na Biblioteca Virtual em Saúde do Município (BVS). De 2009 a 2019, 554 trabalhos foram inseridos na BVS e estão disponíveis para consulta. Muito elogiada, após a apresentação Juliane abriu espaço para diálogos e perguntas.


Juliane Burgatti – Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa - HSPM. Foto: Renata Puosso

Prosseguindo, a coordenadora da Divisão de Educação da EMS, Betina Black Dalarmelino, comentou sobre sua participação no Ciclo de Encontros de Apoio Institucional às Escolas de Saúde Pública, que ocorreu em Brasília. A ideia deste evento é promover o fortalecimento da atuação das Escolas de Saúde Pública, em todo país. Ao todo são 44 escolas de saúde pública no Brasil (estaduais e municipais) destas, 19 foram convidadas. O critério estabelecido foi a oferta de cursos de especialização latu sensu. O processo incluiu uma análise de documentos institucionais e aplicação de um extenso questionário on-line. Estavam presentes no encontro representantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio de seu Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC), do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Alguns pontos discutidos neste evento foram a padronização de informações dos sites das Escolas, os aspectos legais, a estrutura de criação, revisão de missão, visão e valores, entre outros.

Por último, foi aberto espaço para que todas as Escolas Regionais de Saúde falassem sobre as reuniões de NEPS, COAPES e outros assuntos que considerassem importantes. Para encerrar, ficou estabelecida que a data da próxima reunião será dia 18/12 (quarta-feira), no período da manhã.

 

Veja mais:

Ciclo de Encontros de Apoio Institucional às Escolas de Saúde Pública:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=288149
 

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