Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019 | Horário: 16:26

Prêmio "Gente que Faz a Diferença"

O evento destacou experiências exitosas e homenageou os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

 Por Renata Puosso

Na última sexta-feira (25/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área de Gestão de Pessoas, reuniu servidores da saúde para evidenciar e homenagear o desempenho de profissionais, pelos serviços prestados à rede municipal de saúde de São Paulo. O prêmio “Gente que Faz a Diferença”, aconteceu na sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e fez parte das festividades em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10).


O evento teve início com a Banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que levantou os convidados com uma apresentação animada e empolgante. Em seguida, foi composta a mesa de abertura com a presença da coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS, Jane Abrahão Marinho, a coordenadora do Programa DST/AIDS, Maria Cristina Abatte e a representante da Atenção Básica, Jeniffer Caroline de Melo Turi Cancherine.


Mesa de abertura: Jane Abrahão Marinho (Coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS), Maria Cristina Abatte (Coordenadora do Programa DST/AIDS) e Jeniffer Caroline de Melo Turi Cancherine (Representante da Atenção Básica). Foto: Renata Puosso

Maria Cristina Abatte destacou os desafios do SUS e elogiou o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com a população: “O que faz o nosso SUS ser tão diferente? O compromisso dos profissionais. De fato a construção de área da prática do SUS, é feita por quem está lá na ponta.” Por último, Jane Abrahão Marinho falou da importância do reconhecimento do servidor e agradeceu a todas as equipes envolvidas no evento.


Prosseguindo, a palestra magna com o tema “Você é o autor da sua história”, foi feita pelo empreendedor social e fundador do grupo Doutores da Alegria, Wellington Nogueira. Com muita motivação e descontração, ele contou sua trajetória e narrou maneiras de ver o lado positivo da vida e de se conectar com as pessoas. Durante sua fala destacou: “Alegria é o resultado de uma comunicação bem estabelecida com base em entender a necessidade do outro e agir para suprir.” Ao final, recebeu muitos aplausos e flores dos braços da coordenadora, Jane Abrahão.


Palestra “Você é o autor da sua história” com Wellington Nogueira - Doutores da Alegria. Foto: Renata Puosso

Antes das premiações, houve duas homenagens póstumas ao Dr. José Mauro Del Roio Correia, da Coordenação Regional de Saúde Norte e ao Dr. Fernando Proença de Gouvêa, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), seladas pela entrega de placas de homenagem aos familiares.


Neste ano, o evento premiou seis relatos de experiências exitosas e homenageou seis servidores (em exercício ou aposentados) indicados por companheiros de trabalho pelos relevantes serviços prestados na saúde municipal. Ao todo, foram 191 trabalhos inscritos e avaliados em duas etapas pela Comissão Julgadora composta por representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (COGEPE), Atenção Básica e Autarquia. Além disso, a organização do evento informou que os trabalhos serão revisados e colocados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), para que todos possam ter acesso.


A Escola Municipal de Saúde (EMS) esteve presente prestigiando e, juntamente com as Escolas Municipais de Saúde Regionais, também fez parte da organização do evento. Além disso, membros da Divisão de Educação da EMS participaram da Comissão Julgadora dos trabalhos. A coordenadora do setor, Betina Black Dalarmelino, comentou sobre essa participação: “Foi muito legal a experiência de participar da Comissão julgadora. Fizemos várias reuniões desde o começo do ano e os trabalhos foram analisados segundo os critérios estabelecidos. Mas a tarefa foi bem complexa, pois o nível dos trabalhos enviados era muito bom. O evento foi um sucesso, o auditório estava lotado e os participantes elogiaram bastante.”

Confira a lista de premiados:


Eixo Relatos de Experiências

CRS Leste
Projeto Centro de Apoio à Lactação (Cenalac) na rede municipal de saúde paulistana – UBS CDHU Palanque

CRS Oeste
Grupo de Apoio Psicológico (GAP) na Atenção Básica: perpassado e moldado pelo feminino – UBS Parque da Lapa (Associação Saúde da Família)

CRS Sudeste
O Experimento do grupo ROLÊ como forma de integração social e atividade terapêutica – CAPS AD II Mooca

CRS Sul
Implantação do Atendimento Não Presencial em Sete Equipes da Estratégia Saúde da Família – UBS Jardim Olinda (IRS Albert Einstein)

CRS Norte
Projeto Pequenos Heróis – Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria

CRS Centro
Ônibus com atendimento odontológico para pessoas em situação de rua – Equipes do Consultório na Rua (CnR) em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar)

Eixo Homenagem ao Servidor

CRS Centro
Silvia Carvalho de Campos Sanches, indicada por Eloise Melina Duarte
Atendimento (Hospital do Servidor Público Municipal)

CRS Norte
Antonio Alves de Freitas Neto, indicado por Luciane Vieira Mendes
Ginecologista (Autarquia - Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria)

CRS Sudeste
Katharina Nelly Tobos Melnikoff, indicada por Sulei Queiroz Roxo
Médica hemato-pediatra - especialista em doença falciforme (Saúde da População Negra - CRS Sudeste)

CRS Sul
Deonice da Silva Campodônio (Dedé), indicada por Sonia Maria Rodrigues
Agente comunitária de Saúde (UBS Alto do Umuarama)

CRS Oeste
Ana Lúcia Garcia Piovesan, indicada por Kátia Eliana Baptista de Novaes
Analista de Saúde (Coordenadoria Regional de Saúde Oeste)

CRS Leste
Ana Maria Koyama Rabaçal, indicada por Rosangela Menezes Herbas
Enfermeira e Terapeuta (Centro de Práticas Naturais Ermelino Matarazzo – Primavera)

 

collections
Galeria de imagens