Encontro dos organizadores do Curso de Preceptores 2018 da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

O grupo se reuniu no CEDEPS na segunda semana de janeiro para dar continuidade nos preparativos do curso, que tem previsão para iniciar no primeiro trimestre desse ano.

 Os representantes dos Hospitais de Ensino Santa Marcelina, Hospital São Paulo e Santa Casa se reuniram com integrantes da Divisão de Ensino do CEDEPS, com o Coordenador de Residências, Dr. Paulo Fernando Constancio de Souza, e com a diretora Sandra Regina de Godoi, para discutir novos assuntos referentes ao curso de preceptores da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, programado para começar em março de 2018.

Este que foi o segundo encontro do grupo, teve início com as apresentações e discussões das competências e objetivos que o curso deseja alcançar. Entre elas estavam a reflexão sobre as práticas médicas, a construção de um vínculo entre as instituições (pessoa, paciente, médico e diretoria), a percepção de como o macro da gestão funciona no micro e o respeito ao conhecimento prévio dos alunos.

O conteúdo técnico e pedagógico do curso foi o grande tema da reunião. A representante do HSP, a Dra. Bete Salvador, também responsável pela transformação do conteúdo para plataformas digitais para o EaD (Ensino a Distância) propôs atividades interativas, como games e simulações, para prender a atenção do aluno. A importância de explorar mais os bancos de dados disponíveis foi também enfatizada, para que os alunos tenham um maior acesso aos mais diferentes métodos.

Ideias para a construção da parte teórica sobre o SUS, parte que seria responsável pela Santa Casa, e sobre a parte que discutiria as ferramentas da preceptoria, responsável pela Santa Marcelina, foram tratadas e definidas provisoriamente até a construção de um calendário definitivo das futuras aulas, atividade que será realizada nas próximas reuniões.