Programa de Residência Médica

Encontro reúne preceptores de todas as especialidades para reavaliação do programa

 No dia 06/12/2017 ocorreu a VI OFICINA DA RESIDÊNCIA UNI E MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE no auditório do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (CEDEPS). O objetivo foi de alinhar os programas de residência UNI e Multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde quanto ao regimento e instrumento de avaliação; elencar estratégias de divulgação dos Programas de Residência da SMS/SP; empoderar os residentes quanto às suas atribuições nos cenários de prática, quanto a categoria profissional e como equipe de saúde no âmbito do SUS; e provocar as discussões/ aproximações no processo de trabalho da equipe multiprofissional.
A oficina contou com 63 participantes entre eles, residentes, preceptores, coordenadores de programa, coordenador da COREMU, COGEP e CEDEPS.
O primeiro passo do encontro foi uma apresentação do plano de residência para todos os preceptores de todas as especialidades presentes no evento. Em seguida cada especialidade concentrou-se em uma sala para apresentar suas impressões e sugestões para o próximo ano.
Alguns pontos discutidos foram:
- A necessidade de reavaliar a cartilha de competências, ou seja deixar bem claro o que se espera que o residente aprenda em cada momento do programa.
- Reformular a carga horária, para que o residente consiga cumprir todas as competências sem que tenha que interromper alguma atividade.
Após todos expressarem suas opiniões, ficou decidido que uma nova oficina será realizada em meados de fevereiro de 2018, para que os pontos que foram colocados na reunião sejam alterados em conjunto, antes do início do novo ano de residência médica, que já está previsto para março.