Campanha do CEDEPS para o Novembro Azul leva informação aos homens de maneira lúdica

Decoração especial foi feita para uma abordagem diferente.

  Por Nilciany Camargo

(descrição da imagem:  Desenho de bexigas azuis com bigode em comemoração ao novembro azul, nome da campanha Todo dia uma dica de Saúde do homem e logos do SUS, do CEDEPS e da Prefeitura de São Paulo)

Para celebrar o mês de atenção à saúde do homem, a equipe de comunicação do CEDEPS (Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde) desenvolveu a campanha Todo dia uma dica de #SaúdeDoHomem. A campanha foi pensada não só para acontecer nas redes sociais, mas também para sensibilizar os homens trabalhadores do CEDEPS.
A designer Waleska Rodrigues, da equipe de criação da ação falou sobre a proposta: “Como temos muitos seguranças que não podem deixar a função para participar de atividades, propusemos que a informação chegasse até eles e a todos os outros homens do CEDEPS. Isso significou estar em todos os locais por onde eles passam. As palavras de cuidado teriam que ir até eles, sem a necessidade de que eles se mobilizassem para ir a um determinado local em um dia específico participar das atividades”. Para isso a equipe de comunicação espalhou bexigas azuis de bigodinhos por lugares estratégicos do prédio, presa a cada uma delas havia uma dica destinada à promoção da saúde masculina.

(descrição da imagem: Fotos da decoração do prédio do CEDEPS com bexigas azuis com bigodes)

(descrição da imagem: Fotos da decoração do prédio do CEDEPS com bexigas azuis com bigodes, homem lendo mensagem amarrada na extremidade da bexiga)

Além dessas dicas, algumas bexigas contêm vale-brindes, que devem ser destacados e trocados por porta-camisinhas personalizados com a identidade visual da camapanha confeccionados também pela equipe de comunicação do CEDEPS. Esses brindes, além de ser uma maneira de presentear os homens no mês especial dedicado à saúde deles, são também uma forma de verificar a eficiência da campanha, se o público a quem ela é destinada está parando para ler, pois somente com a leitura das tags penduradas será possível encontrar o vale-brinde.

(descrição da imagem: Homens recebendo o brinde que consiste em um porta-camisinhas)

A campanha seguirá durante todo o mês de novembro, e até o momento muitos brindes já foram trocados. Nas redes sociais, todos os dias uma dica de saúde masculina é compartilhada, não só sobre o câncer de próstata, mas sobre como manter uma vida saudável de forma geral, falando sobre alimentação, atividades físicas, saúde mental, hábitos de higiene, e principalmente sobre a importância dos homens fazerem um acompanhamento médico regular, quebrando tabus de que homens não precisam se cuidar e também combatendo o medo e preconceito com algumas doenças e os exames específicos para detectá-las.