Programa de Residência de Medicina de família e Comunidade da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo apresenta projetos em Congresso

O 14° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade contou com mais de 4100 inscritos

 Por: Laura Leite Pacheco

O 14° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, foi realizado entre os dias 2 a 5 de novembro em Curitiba (PR). Os principais temas discutidos pelo evento foram a atenção primária, o acesso a saúde e o cuidado centrado na pessoa.
O Programa de Residência de Medicina de família e Comunidade da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (PRMFC/SMS-SP) apresentou no congresso um pôster interativo que trouxe dados sobre a evolução do programa de residência de medicina de família na rede pública da cidade de São Paulo. O trabalho foi apresentado pelos coordenadores do programa Renata Luciana Hasegawa Fregonezi e Heitor Rossi Lopes, Sergio Guerra Sator, docente do PRMFC/SMS-SP, Paulo Mazaferro, coordenador da 8ª COREME SMS-SP; e a preceptora Lélia Fernandes. Todos os integrantes do programa estavam presentes no congresso.
Dois residentes do programa trouxeram outro pôster para o congresso. Débora C. C. N. Ribeiro e Mateus Franca Azevedo apresentaram um trabalho realizado na UBS Vila Clara da supervisão da Vila Mariana sobre a utilização da técnica da entrevista motivacional, um tipo específico de técnica de comunicação entre paciente e médico usado no âmbito da consulta com perguntas abertas sem direcionamento para incentivar, de modo mais personalizado e individual, o emagrecimento dos pacientes.

Renata Junqueira, uma das preceptoras da PRMFC SMS-SP apresentou em uma Comunicação Oral a proposta de seu projeto de mestrado, onde ela estudou o trabalho do médico no contexto das organizações sociais. Outra preceptora, a médica de família Lélia Fernandes apresentou, também em uma comunicação oral, um trabalho baseado em como ela organizou o Acesso Avançado, um método de atendimento em que o paciente pode chegar a qualquer hora que ele vai ser atendido. dentro da Casa do Adolescente.
Outras atividades do congresso foram oficinas, mesas redondas, conferências e palestras. O coordenador Heitor Rossi ministrou uma oficina no dia 5 sobre Urgência e Emergência na Atenção Básica, que teve todas as vagas preenchidas. Os principais assuntos das mesas foram sobre o acesso à saúde por populações vulneráveis, com mesas discutindo o acesso da população LGBTT e da população negra. Outro tema foi a espiritualidade, com uma palestra da Monja Coen Roshi focada na medicina centrada no indivíduo.
Uma das coisas mais surpreendentes do congresso para a doutora Renata Luciana Hasegawa Fregonezi foi a grande participação de jovens: “Foi uma magia ver no congresso pessoas jovens, engajadas. A palestra inicial teve uma fala importante para gente atentar para o SUS, atentar para o cuidado centrado na pessoa. E então você vê pessoas jovens refletindo sobre esses assuntos, e isso me emocionou muito.” Segundo a organização do congresso, dos 4100 inscritos, 1800 eram alunos e destes, 40% eram residentes.