CEDEPS faz campanha de conscientização do Outubro Rosa

Roda de conversa promove vivência entre mulheres

Por: Carla Caroline da Silva

Atualizado em: 10/11/2017 

Grupo de participantes do evento do Outubro Rosa no CEDEPS 

 

O Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (CEDEPS), realizou no dia 31/10/2017 uma Roda de Conversa: Vivência de mulheres, em função do Outubro Rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama. Comandando a discussão estava a coordenadora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal da Saúde (PRMFC/SMS-SP), Dr. Renata Luciana Hasegawa Fregonezi e a e Dr. Lélia Fernandes preceptora do PRMFC/SMS-SP.
Como atividade integrativa, no início as participantes sentaram em duplas e fizeram massagens nas mãos umas das outras para relaxar e possibilitar o diálogo entre elas.


Em seguida foram divididas em dois grupos de onze pessoas cada, para fazer uma dinâmica respondendo perguntas referentes aos cuidados com o corpo da mulher, exames de prevenção do câncer de mama e colo do útero. Essas perguntas foram feitas pelas próprias trabalhadoras do CEDEPS que puderam, durante a semana, colocar suas dúvidas em uma caixa disponibilizada em local de grande circulação.

caixa de perguntas, na cor rosa

Foram respondidas perguntas ligadas a importância do exame de Papanicolau, como reagir com a diminuição da libido em função da menopausa, além de assuntos ligados a higiene pessoal e prevenção de outras doenças. Foi um momento de bastante descontração para falar de assuntos do universo feminino que muitas vezes são esquecidos ou tidos como tabu.
Ao final da atividade, cada participante recebeu uma caderneta para anotar os exames de mamografia e preventivo do colo do útero, uma camisinha feminina e um poema da escritora Viviane Mosé.