I Seminário Municipal do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES)

Espaço discutiu os Avanços e Desafios para 2018

 Atualizado em: 08/08/2017

Por: Carla Caroline da Silva

Mesa de Representação das Instituições de Ensino no 1º Seminário COAPES

Foto: Nilciany Camargo

Na última sexta-feira (04/08/2017) a Escola Municipal de Saúde (EMS) organizou o I Seminário do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde) com o tema Avanços e Desafios para 2018, o evento ocorreu no auditório da Uninove no Campus Vergueiro. O objetivo foi de promover um espaço de discussão sobre o processo de cooperação entre as Instituições de Ensino e Serviço de Saúde, além de contribuir para o alinhamento das diretrizes do COAPES no município.

A mesa de abertura foi composta por gestores da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: a secretária-adjunta, Maria da Gloria Zenha Wieliczka, o coordenador de Gestão de Pessoas Volnei Gonçalves Pedroso e a diretora da Escola Municipal de Saúde, Sandra Regina de Godoy. Também estava presente a Diretora de Saúde da Uninove, Cinthya Cosme Gutierrez. Após as boas vindas, Maria da Gloria Zenha Wieliczka mostrou o Plano de Diretrizes da Atenção Básica para 2018.

Mesa de Abertura no 1º Seminário do COAPES

Foto: Nilciany Camargo

A secretária-adjunta falou sobre as características da Atenção Básica, ressaltou que ela precisa ser a porta de entrada para todos os outros serviços. Ao falar das redes de atenção à saúde no município de São Paulo, levantou alguns tópicos como, a necessidade de organização a partir do território; fortalecer a integração entre os diferentes serviços, níveis de atenção e linhas de cuidado.

A segunda palestra ficou por conta de Sandra Regina de Godoy que falou sobre o COAPES: Ferramentas de Integração Ensino-Saúde. Algumas propostas citadas em sua apresentação foram a de facilitar os processos de negociação e tomada de decisões nas ações de integração ensino-serviço-comunidade; garantir acesso dos estudantes aos estabelecimentos de saúde com cenário de prática e por fim direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde.

Plateia no 1º Seminário do COAPES

Foto: Jonathan Muniz (SMS-SP)

Para finalizar o evento foi formada uma plenária para que os participantes respondessem as perguntas da plateia. Os palestrantes falaram sobre a necessidade de considerar o SUS como um coordenador na formação; o objetivo de formar bem os alunos e formar para o SUS; a participação das instituições de ensino no COAPES; e fazer uma reflexão em relação à agenda da preceptoria e o encaminhamento de alunos.

O Seminário foi um disparador para que os comitês gestores e as Escolas Municipais de Saúde discutam sobre a viabilização de seminários ou oficinas regionalizadas a fim de dar encaminhamento nas propostas das Instituições de Ensino.