Roda de debate: Quem são os autores de violência?

Encontro promoveu uma reflexão para entender quem são os autores de violência

Por: Carla Caroline da Silva 

pessoas sentadas ouvindo uma palestra

Na quinta-feira (18/07/2017) uma roda de debate foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o tema Quem são os autores de violência? O objetivo era de discutir e fazer uma reflexão sobre quem são esses autores e o que os leva a cometer a violência. Estavam presentes quatro palestrantes, entre eles  o Dr. Jonas Melman psiquiatria promotor da cultura de paz e de politicas de enfrentamento das violências, a Dr. Tatiane Moreira Lima, juíza de direito auxiliar da capital em exercício na vara da violência domestica - Zona Oeste  e o Dr. Leandro F. Andrade, psicólogo professor nos cursos de psicologia e serviço social da PUC/SP.

O Dr. Jonas abriu a discussão falando sobre o que leva o autor a cometer a violência ou qual o pensamento durante o ato. Durante essa reflexão ele levantou diferentes pontos que podem ser a causa, falou sobre o ódio, o complexo de inferioridade e a necessidade de diminuir esse sentimento durante a vida, além de citar a questão cultural da violência.

Já a Dra. Tatiana falou sobre a experiência como juíza em contato direto com os homens e mulheres autores de violência domestica. Ela comentou sobre o trabalho que realiza com os homens autores de violência e acrescentou que esse trabalho consiste em ouvir os agressores, a fim de diminuir os números de reincidência, além de todo o suporte que é dado a quem sofre a violência. Após as considerações de cada palestrante, houve o momento dos participantes contribuírem com perguntas.